Presidente da Casa, vereador Everton Ferreira, recebeu presidente e diretora da entidade; associação poderá contribuir com Legislativo
A Câmara Municipal de Limeira e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira (Aeal) buscam formar uma parceria para auxílio em projetos técnicos apresentados ao Poder Legislativo local. O presidente da Casa, vereador Everton Ferreira (PSD), recebeu na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, o presidente da entidade, Tikara Okawada, e a diretora de assuntos urbanos, Wânia Karine Moraes Ávila, e trataram sobre a importância dessa proximidade e contribuição para o trâmite e discussão das proposituras.
Segundo Everton, a Aeal busca uma reaproximação com a Câmara, podendo atender demandas relacionadas a sua área de atuação, que compreende, por exemplo, engenharia civil, agronomia, engenharia mecânica, engenharia ambiental, arquitetura, engenharia elétrica e geologia.
“A Aeal poderá contribuir especialmente com nossas comissões permanentes, como a Comissão de Obras e Planejamento Urbano e a Comissão de Meio Ambiente. É uma reaproximação muito bem-vinda”, disse o presidente.
A Câmara Municipal possui atualmente um Departamento de Consultoria Técnica Especializada, que conta com um Núcleo de Engenharia de Arquitetura, o qual também poderá estreitar ligações com a Aeal. “É uma parceria que poderá ajudar com opiniões e dúvidas sobre projetos apresentados nesta Casa, legislações e estudos”, explicou Everton.
Conforme Tikara, a Aeal ficará à disposição da Câmara Municipal para auxiliar em assuntos técnicos relativos às modalidades abrangidas pela associação, ou seja, as profissões regulamentadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP).
Outro objetivo é que a Aeal possa ser reconhecida como de utilidade pública por meio de lei municipal, o que traria um maior formalismo e segurança jurídica à entidade. Hoje, este reconhecimento é feito pelo Decreto Municipal Nº 226/2024.
A associação tem atuado especialmente nos conselhos municipais, como no Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial Ambiental de Limeira (Complan), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Limeira (Comdema), Conselho Municipal de Defesa de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira (Condephali) e Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FHIS).