Dia da Conscientização Ecológica e competições de ciclismo serão inseridos no calendário oficial

Eventos serão comemorados em junho e em setembro, respectivamente

Data de publicação: 07/05/2024 09:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Projeto de lei institui no calendário oficial de eventos o Dia da Conscientização Ecológica

Nesta segunda-feira, 6 de maio, durante a sessão ordinária foram aprovados projetos que acrescentam eventos no Calendário Oficial do Município. O Projeto de Lei Nº 31/2024, de autoria do vereador Airton do Vitório Lucato (PL), institui o Dia da Conscientização Ecológica. Já o Projeto de Lei Nº 193/2023, de autoria dos vereadores Dr. Júlio (MDB), Jorge de Freitas (PRD) e, da vereadora suplente, Terezinha da Santa Casa (PL), institui competições de ciclismo nas modalidades mountain bike e speed.

Dia da Conscientização Ecológica

O Projeto de Lei Nº 31/2024 institui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia da Conscientização Ecológica. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a comemoração acontecerá anualmente em 5 de junho.

Caberá à Prefeitura promover ações por meio dos meios de comunicação, em locais de grande fluxo populacional, com o intuito de gerar discussões visando a melhoria da qualidade de vida para as futuras gerações.

Segundo o vereador, a proposta tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes, minimizando para o futuro os impactos estabelecidos pela falta de zelo com o meio ambiente. “Deve ser enfatizado principalmente no âmbito escolar, para que passe a fazer parte da consciência pessoal de cada um, no presente, bem como, para tempos vindouros”, concluiu o vereador.

Mountain bike e speed

Conforme Projeto de Lei Nº 193/2023, competições de ciclismo nas modalidades mountain bike e speed serão instituídas no calendário de eventos oficial de Limeira.

As competições deverão ser realizadas na primeira quinzena de setembro, em comemoração ao aniversário de Limeira. Segundo os autores o objetivo da proposta é fomentar a prática esportiva, considerando especialmente que as equipes das modalidades não dispõem atualmente de um local para treinamento.

Os vereadores explicaram que o mountain bike é uma das modalidades do ciclismo que caracteriza-se por ser realizado no meio natural, onde o praticante é desafiado a enfrentar situações de risco em função de aspectos geográficos. Já o speed, mais conhecido como ciclismo de estrada, surgiu em 1868 e consiste em pedalar longas distâncias no asfalto.