Câmara tem exposição em alusão ao mês da conscientização contra o abuso e exploração sexual infantil

61,4% de todos os estupros registrados em 2022 foi contra criança ou adolescente com até 13 anos

Data de publicação: 30/04/2024 15:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 29 de abril, aconteceu a abertura da exposição Maio Laranja: Mês do combate ao abuso e exploração sexual infantil. Organizada pela Escola Legislativa Paulo Freire, a mostra ficará aberta ao público até o dia 31 de maio. Para acessar o prédio do Legislativo basta apresentar documento com foto.

A Consultoria Técnica da Câmara realizou um estudo que mostra que o crime com maior número de registros de violência sexual no Brasil é o estupro. O país registrou 73.024 casos em 2022, dos quais 56.820 foram de estupro de vulnerável, caracterizado pela idade da vítima, menor de 14 anos, ou por alguma enfermidade ou deficiência que a impeça de consentir ou, ainda, esteja temporariamente, por qualquer razão, impedida de dar um consentimento ao ato.

Durante a Sessão Ordinária, Edilaine Cristina Roque de Oliveira Klassmann discorreu sobre o tema na Tribuna Livre, ela falou sobre o dia 18 de maio, instituído no ano 2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. “Os abusadores geralmente são pessoas conhecidas, próximas da casa, a maioria é do sexo masculino. Quando sabemos de alguma criança que está sofrendo abuso, não podemos nos calar. Chamo a atenção de vocês para esse assunto. Prevenir a dor do próximo é melhor do que senti-la”, declarou.

A exposição fica aberta ao público até o dia 31 de maio, das 8h às 18h, no Espaço Cultural Milton Ferrari, na Câmara Municipal de Limeira, que fica na Rua Pedro Zaccaria, 70 - Jardim Santa Luiza. Para ter acesso ao prédio basta apresentar um documento de identidade com foto.