Mães de autistas atendidos no Cema apresentam demandas à Comissão de Saúde

Ampliação de transporte por van e melhorias no acolhimento de mães foram as principais solicitações

Data de publicação: 11/04/2024 15:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Mães de autistas atendidos no Cema apresentam demandas à Comissão de Saúde

Membros da Comissão de Saúde

Mães de autistas atendidos no Cema

A Comissão de Saúde ouviu demandas de mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas no Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema) na reunião desta quinta-feira, 11 de abril. As representantes pediram apoio do colegiado para ampliação do transporte até o Cema, feito por van, oferecido pela Prefeitura e melhores condições de acolhimento das mães nos espaços de espera da entidade.

Participaram da reunião, além dos membros da Comissão, os vereadores Dr. Júlio (MDB), presidente; Jorge de Freitas (PRD), vice-presidente; e José Farid Zaine (PL) secretário; o presidente da Associação Inclusão Já, José Milton Rodrigues de Melo; e as mães Elisangela Pereira de Menezes, Halana Rodrigues, Naiara Alves dos Santos e Stefanie das Chagas Sousa.

Demandas

No início da reunião, José Milton falou sobre a fila de espera do Cema, hoje, conforme informou, são 500 crianças aguardando vaga para atendimento. Ele também expôs preocupação sobre a falta de uma sala sensorial na instituição para receber as crianças e destacou que esse recurso é o mínimo necessário para o serviço prestado aos autistas.

Um dos principais pedidos apresentados pelas mães foi a ampliação do transporte realizado pela Prefeitura por meio de van, que leva mães e filhos de casa até o Cema, para serem atendidos. Segundo elas, o veículo  chega com poucos passageiros no Centro de Especialização.

Outra solicitação foi a melhora do acolhimento às mães que aguardam os filhos que passam por atendimento no Cema. Elas relataram aos vereadores que não há cadeiras para adultos e que, enquanto esperam, ficam sentadas em cadeiras infantis ou de pé. Elas também disseram que há poucos brinquedos disponíveis para as crianças que aguardam a vez nas terapias.

Com o objetivo de auxiliar as mães, a Comissão de Saúde deliberou o encaminhamento de ofício à Secretaria de Saúde questionando se existe o fornecimento de transporte gratuito pelo Cema e como funciona, quantos alunos utilizam o transporte, se há fila de espera e se o transporte Porta a Porta realizado pela SOU Limeira abrange o atendimento de pessoas com TEA, mesmo sem dificuldades de locomoção.

Além disso, os parlamentares perguntaram como está o processo de implantação do Cema em imóvel no Centro de Limeira e como é feito o atendimento com a assistência social.

A Comissão

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.

Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Júlio (MDB), presidente; Jorge de Freitas (PRD), vice-presidente; e José Farid Zaine (PL) secretário. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30.  Todas as deliberações são registradas em ata.