Comissão de Meio Ambiente constata assoreamento da represa Tabajara

Parlamentares vistoriaram área da Usina Ester nesta quinta-feira (11/4)

Data de publicação: 11/04/2024 17:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Comissão de Meio Ambiente constata assoreamento da represa Tabajara

Parlamentares vistoriaram área da Usina Ester nesta quinta-feira (11/4)

Comissão de Meio Ambiente agenda nova vistoria na represa

Os vereadores que fazem parte da Comissão de Meio Ambiente visitaram a represa Tabajara, na área da Usina Ester, na tarde desta quinta-feira, 11 de abril. O objetivo foi averiguar a denúncia de assoreamento recebida pelo colegiado em março. De acordo com os parlamentares, uma das represas está totalmente assoreada e na outra a água está barrenta.

Os membros da Comissão, vereadores Tatiane Lopes (Avante), presidente; Airton do Vitório Lucato (PL), vice-presidente; e Helder do Táxi (PSD), secretário; foram recebidos por dois funcionários da Usina. Também participaram da diligência Artur Bueno, dono de uma propriedade na região, e André Montagner.

Na denúncia apresentada à Comissão, a informação foi de que a situação do local é preocupante e teve início a partir de fevereiro de 2024, quando a água começou a sumir.

No local os parlamentares visualizaram três represas. A primeira, segundo eles, está totalmente assoreada, com muita terra, e a segunda está com a água barrenta. A terceira fica em local de difícil acesso e não pôde ser visualizada. “É uma visão assustadora”, afirmaram.

Outro apontamento feito pelo colegiado sobre a visita é de que foi construída uma vala que pode ter até um quilômetro de extensão, que tem como objetivo impedir as capivaras que habitam o local de acessarem o canavial. Uma hipótese levantada pelos moradores é da possibilidade de que a terra dessa vala esteja sendo levada até o córrego que alimenta as represas durante as chuvas e pode ter causado o assoreamento.

Para continuar a investigar a denúncia e obter informações dos órgãos competentes, a Comissão agendou nova visita à represa para o dia 2 de maio, a partir das 13h30. Na ocasião serão convidados para estarem presentes representantes das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Obras e Serviços Públicos; representantes do Pelotão Ambiental; e representantes da Usina Ester.

Como complemento das informações, os vereadores também vão encaminhar um ofício à Secretaria de Segurança Pública questionando se o Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) tem conhecimento do assoreamento da represa Tabajara, na área da Usina Ester, e da construção da vala. Caso a resposta seja positiva, a Comissão também quer saber quais foram as providências tomadas pelo órgão em relação aos fatos.

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara é responsável por fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.

Fazem parte do colegiado os vereadores Tatiane Lopes (Avante), presidente; Airton do Vitório Lucato (PL), vice-presidente, e Helder do Táxi (PSD), secretário. Todas as deliberações são registradas em ata.

*Fotos cedidas pelo Gabinete da vereadora Tatiane Lopes