Tatiane Lopes protocola requerimento solicitando informações sobre distribuição de Ritalina

Questionamentos chegaram por meio de munícipes que fazem uso regular do medicamento

Data de publicação: 05/04/2024 17:00 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

A vereadora Tatiane Lopes (Podemos) protocolou nesta quarta-feira, 3 de abril, o Requerimento Nº 161/2024 solicitando à Prefeitura informações sobre o medicamento Metilfenidato, conhecido popularmente por Ritalina. O remédio é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é mais usado por pacientes que sofrem com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Após receber relatos de pais e de adultos que são diagnosticados com TDAH, Tatiane questiona como é feita a compra e qual o estoque existente do medicamento. A vereadora pontua que a medicação deve estar disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros: Campo Belo, Vista Alegre, Nova Suíça, Abílio Pedro, Morro Azul e na Farmácia de Alto Custo. “Entretanto, os munícipes não estão encontrando com facilidade, sendo importante a resolução desse problema de forma emergencial”, afirma.

A parlamentar também indaga como é feita a reposição da Ritalina e qual o prazo para que o medicamento esteja disponível nos postos, se os estoques de fornecimento obrigatório pelo SUS estão dentro da normalidade, se há algum medicamento em falta e qual o planejamento e o prazo para que a medicação fique disponível para a população.

Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Tatiane Lopes (Podemos)

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.