Presidentes da Câmara participam de solenidade para comemorar 179 anos de fundação

Objetivo do evento foi preservar a história e reconhecer os atores que ajudaram a construir a cidade

Data de publicação: 10/08/2023 16:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

A Câmara Municipal de Limeira realizou na noite desta quarta-feira, 9 de agosto, uma solenidade que contou com a presença de presidentes que passaram pelo Legislativo limeirense. A cerimônia foi conduzida pelo atual presidente da Casa, vereador Everton Ferreira (PSD), e contou com a presença do prefeito Mario Botion (PSD), de vereadores e outras autoridades.

O presidente da Casa, Everton Ferreira, abriu a solenidade com a exibição de um vídeo em comemoração aos 179 anos de fundação da Câmara de Limeira, que narra os principais acontecimentos da história do Legislativo desde 1844 até os dias atuais. “Fiquei emocionado em rever a história”, declarou o parlamentar, destacando que o objetivo do evento  é a preservação da história e o reconhecimento daqueles que ajudaram a construir a cidade.

“O maior tesouro que alguém pode ter na vida é uma boa lembrança. É a capacidade de permanecer vivo nas mentes e nos corações das pessoas que você fez parte, que te amam e te respeitam”, destacou o chefe do Legislativo.

Participaram da solenidade os presidentes da Câmara, Nilton Santos (Republicanos), legislatura 2015-2016; José Roberto Bernardo, legislatura 2017-2018; Sidney Pascotto (PSC), legislatura 2019-2020 e 2021-2022; Eliseu Daniel, legislatura 2007-2008 e 2009-2010; José Henrique Pilon, legislatura 1999-2000 e 2001-2002; Antônio Montesano Neto, legislatura 1997-1998; Jurandir Bernardes Pereira, legislatura 1995-1996 e 2003-2004; e José Carlos Pejon, legislatura 1991-1992. Também estiveram presentes os vereadores Ceará (Republicanos), Helder do Taxi (MDB), Ju Negão (PV) e Terezinha da Santa Casa (PL).

Discursos

Eliseu Daniel pontuou que todos estavam emocionados, felizes e lisonjeados por participarem da homenagem. “Acredito que uma sessão solene como esta é muito curta para que nós possamos lembrar de tantas conquistas, lutas e vitórias que a população obteve através da ação de cada vereador e vereadora ao longo da história. Cada um do seu modo, cada um do seu jeito, todos podemos nos orgulhar de termos feito parte dessa história que ainda está sendo escrita”.

“Eu acho que todos os ex-presidentes, todos os vereadores deram sua contribuição para nossa cidade, cada um da sua forma”, pontuou José Henrique Pilon, lembrando de prédios antigos onde funcionou a Câmara Municipal. “Fico feliz de fazer parte da história da Câmara Municipal e da cidade de Limeira. Tive muitos embates aqui, inclusive com ex-vereadores aqui presentes, mas acho que tudo valeu a pena”.

“É muito bom ver que autoridades estão revisitando a história, e a história ensina muito pra gente”, destacou Antônio Montesano Neto. Ele falou da época que que ingressou na política e dos projetos apresentados na Câmara, que foram criticados na época, mas que acabaram se tornando legislações federais, como a obrigatoriedade do uso de capacete, por exemplo. “Estou muito satisfeito por estar aqui hoje, agradeço a todos aqueles que direta e indiretamente trabalharam pela cidade, que contribuíram e contribuem para que a cidade se desenvolva”.

Jurandir Bernardes parabenizou a realização da homenagem. “Vemos a história da política da nossa cidade e a importância da nossa participação. Por 22 anos consecutivos estivemos nesta casa dando a nossa contribuição, cooperando naquilo que pudemos e soubemos fazer e vemos o crescimento da história. Que os companheiros atuais se empolguem a cada dia, e aqui estamos no sentido de agradecermos a oportunidade de compartilhar, e se tivermos a oportunidade, também ajudarmos com sugestões”.

“Não é demais elogiar e agradecer esse trabalho todo de homenagem, resgate de história do Legislativo. Afinal é o poder moderador, aquele poder que fiscaliza, aquele poder que, às vezes, incomoda o prefeito, mas imagina como seria sem o poder Legislativo? Eu não consigo imaginar um prefeito, um presidente, um governador sem ter uma Câmara dos Deputados, uma Assembleia Legislativa ou uma Câmara de Vereadores para governar. Seria, acho que, impossível ele governar como a população gostaria que ele governasse”, pontuou José Carlos Pejon, afirmando que o Legislativo é insubstituível, necessário e fundamental. “O que vocês estão vivendo, a luta que vocês travam aqui, o desafio é muito grande, mas é importante que essa luta continue. É importante que a Câmara continue lutando e discutindo, sendo realmente os representantes da população. Que o prefeito sinta que a câmara é fiscalizadora, mas também um poder parceiro da cidade. Porque quem vai sofrer as consequências, ou vai ter os benefícios é a população”, concluiu.

Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, disse que tem uma grande alegria de poder contribuir com a cidade de Limeira. José Roberto Bernardo disse que é gratificante ser lembrado em uma homenagem. E Nilton Santos declarou que a política limeirense lhe proporcionou muitos ensinamentos e amigos também.