Semana Municipal de Conscientização das Doenças da Tireoide é instituída pela Câmara

Projeto é de autoria da vereadora Terezinha da Santa Casa

Data de publicação: 20/02/2024 09:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Em sessão ordinária nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, a Câmara aprovou o Projeto de Lei Nº 106/2023, que institui a Semana Municipal de Conscientização das Doenças da Tireoide.  A proposta é de iniciativa da vereadora Terezinha da Santa Casa (PL) e será realizada anualmente na semana de 25 de maio, quando é comemorado o Dia Internacional da Tireoide. A matéria foi aprovada por meio do Substitutivo Nº 49.

Conforme o texto legislativo, o objetivo da Semana é divulgar as ações voltadas à conscientização da população, por meio de campanhas publicitárias institucionais, seminários, palestras e cursos sobre o tema. “Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que mais da metade desconhecem sua condição. As mulheres em particular e os idosos são mais suscetíveis à doença”, apontou a vereadora Terezinha.

A tireoide é uma glândula que tem forma de borboleta, fica localizada na parte anterior do pescoço, entre o pomo de adão e a base do pescoço. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, respectivamente) são responsáveis por controles do organismo, como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, o tônus da musculatura, a regulação dos ciclos menstruais, do humor e da respiração celular.

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo são os principais distúrbios da glândula, que representam a baixa ou nenhuma produção de hormônios e a produção excessiva de hormônios, respectivamente.