Legislativo aprova modificações no projeto Parlamento Jovem

Proposta de Dr. Júlio amplia divulgação da Câmara de Vereadores Juniores

Data de publicação: 16/02/2024 11:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Legislativo aprova modificações no projeto Parlamento Jovem

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 15 de fevereiro, foi aprovado o Projeto de Resolução Nº 52/2023, de autoria do vereador Dr. Júlio (União Brasil), que acrescenta dispositivos à Resolução Nº 843/2023, que trata da criação, no âmbito da Câmara Municipal, do projeto "Parlamento Jovem".

O texto propõe a ampliação da divulgação do projeto “Câmara de Vereadores Juniores”, bem como a possibilidade de utilização de cédulas ou urnas eletrônicas na eleição a ser realizada pelas escolas participantes. O proponente argumentou que o uso de urnas eletrônicas torna o processo mais interessante.

De acordo com o projeto de resolução, o objetivo é promover a participação do maior número possível de estabelecimentos educacionais e estudantes. “Ocorre que percebemos, na prática, a necessidade de ampliar o alcance do projeto, envolvendo cada vez mais e mais as escolas e seus alunos”, declarou Dr. Júlio.

Câmara de Vereadores Juniores

A Câmara de Vereadores Juniores é definida pela Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora. São 21 vereadores-alunos, entre meninos e meninas eleitos pelos próprios colegas nas escolas públicas e particulares de Limeira. A finalidade do programa é possibilitar aos jovens a vivência do Legislativo, participando de sessões ordinárias nas quais eles podem apresentar indicações e requerimentos que serão encaminhados à Prefeitura para providências. Também é possível, com o apoio dos vereadores-padrinhos, apresentar projetos de lei que podem trazer melhorias ao município.