Câmara de Limeira programa ações de conscientização sobre doação de órgãos

Propostas foram apresentadas durante reunião da Comissão de Saúde

Data de publicação: 14/09/2023 13:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Câmara de Limeira programa ações de conscientização sobre doação de órgãos

Na reunião desta quinta-feira, 14 de setembro, a Comissão de Saúde se reuniu com a diretora da Escola Legislativa Paulo Freire da Câmara, Giane Boscolo, para tratar dos preparativos da 1ª Semana de Conscientização sobre a Doação de Órgãos, que será realizada de 25 a 29 de setembro.

Dentre as ações programadas está uma exposição no Espaço Cultural Milton Ferrari a partir do dia 25 de setembro, que registrará a vivência de transplantados e das famílias de doadores. Já na quarta-feira, 27 de setembro, será realizado o 1º Encontro pela Conscientização Sobre a Doação de Órgãos às 19h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara. Ações de divulgação nas redes sociais também estão na programação.

A ação será realizada em atendimento à Resolução Nº 638/2016, de autoria do vereador Nilton Santos (Republicanos), que institui no âmbito da Câmara Municipal de Limeira a campanha permanente “Jonas Britto” de conscientização da importância da doação de órgãos.

Reunião

Na reunião, os parlamentares receberam respostas de questionamentos encaminhados anteriormente à Prefeitura. Sobre a fila da hemodiálise, segundo o Executivo, atualmente há 161 pacientes recebendo tratamento, destes 121 estão sendo atendidos em Limeira e o restante em outras cidades. Quanto aos que ainda aguardam o início do tratamento, informaram que não dispõem desses dados, que ficam à cargo do Departamento Regional de Saúde (DRS-X).

Sobre uma reclamação referente ao horário de agendamento de consultas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Campo Belo, a Secretaria de Saúde informou que, no período das 7h às 8h, os servidores estão empenhados em realizar coleta de exames, mas que a coordenação está à disposição para atender os munícipes. Quanto ao agendamento de consultas de ginecologia e pediatria, a pasta disse que são realizados semanalmente às quintas-feiras, às 7h.

Quanto a um questionamento sobre a fila para cirurgias eletivas, a Secretaria de Saúde informou que mantém convênio para os serviços de procedimentos cirúrgicos com o Hospital Humanitária e com a Santa Casa, no entanto, nenhuma das duas instituições aderiu ao mutirão programado pela Portaria Nº 90, publicada pela Prefeitura, e por isso os procedimentos não serão realizados. A Comissão questionou o Executivo sobre as motivações das instituições para não aderirem.

A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.

Fazem parte do colegiado os vereadores Renata Chiari (União Brasil), presidente; Jorge de Freitas (PSD), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL) secretária. As reuniões acontecem às quintas-feiras, a partir das 10h30.  Todas as deliberações são registradas em ata.