Comissão de Obras da Câmara visita novo loteamento no Jardim Primavera

Desnível de cerca de três metros na via principal preocupa vereadores

Data de publicação: 03/06/2022 14:30 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Comissão de Obras da Câmara visita novo loteamento no Jardim Primavera

Um loteamento residencial em fase de conclusão no Jardim Primavera foi objeto de diligência da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara na manhã desta sexta-feira, 3 de junho. O principal problema do novo empreendimento, constatado pelos vereadores e pela Consultoria Técnica da Casa, é o desnível em uma via de mão dupla de cerca de três metros entre um lado e outro. O desnivelamento pode acarretar problema com o trânsito de veículos e para a mobilidade dos pedestres, apontaram os parlamentares. A rua é a principal via de acesso do novo bairro.

Estiveram presentes na visita técnica os vereadores membros do colegiado Helder do Táxi (MDB), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), além do líder do governo, vereador Ju Negão (PV). A diligência foi acompanhada por técnicos da Prefeitura e pelo secretário de Urbanismo, Matias Razzo, e por representantes da construtora Cataguá, responsável pelo empreendimento.

O secretário Matias Razzo reconheceu que o problema iniciou no projeto do loteamento, aprovado pela Prefeitura, e está propondo à construtora como solução o fechamento dos acessos da via principal às outras ruas, bem como a construção de rampas e travessias para pedestres e de rotatórias nas extremidades para os veículos.

"Sou taxista há 16 anos e, circulando pelas ruas de Limeira e de outras cidades, nunca vi uma situação dessas. É um convite para um grave acidente, isso é inadmissível", disse o presidente da Comissão, vereador Helder do Táxi. "O nosso papel é verificar esses problemas antecipadamente, antes de concluído e entregue o loteamento, para não ocorrer problemas como em outros empreendimentos, a exemplo do Residencial Rubi."

O novo loteamento faz divisa com o bairro Jardim Jequitibás, onde já foi visitado pela Comissão Obras e encontrado problemas de escoamento e drenagem da água. Por esse motivo, o Residencial Jardim Primavera pode se tornar repositório da água escoada do bairro vizinho. Na via de acesso entre os dois bairros, os vereadores e a Consultoria Técnica da Câmara apontaram a necessidade de instalação de mais escoadouros nas ruas para as águas pluviais (boca de lobo), além de reforço no asfaltamento, que já está com rachaduras, mesmo sem iniciado o tráfego de veículos

Segundo o secretário, a Prefeitura vai garantir a execução das pendências pela boa-fé do empreendedor e pelas garantias legais e financeiras, como a garantia-fiança. "Essas situações precisam ser resolvidas antes da entrega", disse Matias Razzo. "Enquanto as pendências não são resolvidas, não podemos receber definitivamente o empreendimento e, enquanto não se receber, não pode ter o habite-se", afirmou.

Conforme o presidente do colegiado, o trabalho da Comissão é de prevenção. "Se promover a entrega do loteamento nessas condições, sem as correções necessárias, o responsável pela obra vai assumir o risco de acidentes e danos materiais", resumiu Helder. "Isso é uma grande falha, inclusive desde o projeto. Não queremos atrasar a entrega, nem prejudicar a empresa, nós vereadores também recebemos muitas reclamações sobre essa situação”, reforçou o vereador Ceará.

A Consultoria Técnica Especializada da Câmara, por meio do servidor Fernando Mazzeo Grande, vai elaborar um relatório da diligência.

Em 2 de fevereiro, os vereadores Ceará, Helder, Ju Negão, Nilton Santos (Republicanos) e Sidney Pascotto (PSC) socilitaram à Prefeitura cópia do contrato de fiscalização de obra, formalizado entre o poder público e o empreendedor, e cópia integral dos laudos de vistoria e fiscalização realizadas durante a execução das obras, por meio do Requerimento Nº 9/2022.

O Residencial Jardim Primavera faz parte do programa Casa Verde e Amarela, com financiamento pela Caixa Econômica Federal, e tem casas com 56,2 e 62,6 metros quadrados. A previsão de conclusão das obras é para setembro de 2022.

A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público.