Com exibição de filme, Câmara abre Semana de Ativismo no Combate ao Bullying

Atividades sobre violência escolar serão realizadas em escolas municipais e estadual

Data de publicação: 06/04/2022 15:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Com exibição de filme, Câmara abre Semana de Ativismo no Combate ao Bullying

Lu Bogo - presidente da Comissão Organizadora da Semana de Ativismo

Mariana Calsa - presidente da Comissão Organizadora do Cine Câmara

Público da primeira sessão do Cine Câmara

Para abrir a Semana de Conscientização e Ativismo no Combate ao Bullying e à Violência Escolar, a Câmara Municipal de Limeira exibiu o filme “Apenas uma Chance”, nesta terça-feira, 5 de abril, pelo projeto Cine Câmara, na sala de cinema da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. Após a exibição, a consultora Técnica em Ciências Sociais, Amanda Marques, fez uma rápida explanação sobre as consequências do bullying na vida das vítimas.

A exibição faz parte da programação da Semana de Conscientização e Ativismo no Combate ao Bullying e à Violência Escolar, instituída pela Resolução Nº 771/2019, de autoria da vereadora Lu Bogo (PL). Quem organiza as ações é a Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da comissão organizadora da campanha, formada pelos vereadores Lu Bogo (PL), presidente; Tatiane Lopes (Podemos), secretária; Everton Ferreira (PSD), Ceará (Republicanos) e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), membros. As atividades também contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Ensino.

Sessão de cinema

O evento também faz parte da programação do projeto Cine Câmara, que é realizado por meio da Escola Legislativa Paulo Freire, com apoio da Comissão Organizadora composta pelos vereadores Mariana Calsa (PL), presidente; Marco Xavier (Cidadania), secretário; Betinho Neves (PV), Constância Félix (PDT) e Anderson Pereira (PSDB), membros.

Participaram da sessão as vereadoras Lu Bogo, Mariana Calsa e Tatiane Lopes, e o coordenador do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria Municipal de Educação, Lucas Evangelista. O evento contou com a presença de alunos e professores do EJA das escolas municipais Professora Maria Aparecida de Luca Moore e Governador Mário Covas, alunos da Unicamp e da escola municipal Deputado Laércio Corte.

A sessão foi aberta pela vereadora Mariana Calsa, presidente da Comissão do Cine Câmara, que falou sobre a primeira exibição pós-pandemia e da importância do projeto.

Em seguida, a vereadora Lu Bogo, presidente da Comissão Organizadora da Semana, usou a palavra para falar sobre a necessidade de levar informação sobre o bullying não só às crianças e adolescentes, mas também aos pais e avós. “Precisamos ficar atentos às nossas crianças para que, caso identifiquemos que elas estão passando por problemas como o bullying, possamos buscar ajuda”.

O filme do diretor David Frankel é estrelado por James Corden, Alexandra Roach e Julie Walters é baseado em uma história real. A trama acontece em torno da história do cantor lírico Paul Potts. Vítima de bullying na infância, adolescência e vida adulta, Potts tinha problemas de autoestima e confiança, o que o fez perder a oportunidade de sua vida: cantar para Luciano Pavarotti, que o ridicularizou em uma audição dizendo que ele jamais seria um cantor de ópera. Com muita perseverança e apoio da esposa, Potts se inscreve em um show de talentos, o “Britain’s Got Talent”, vence e se torna uma celebridade.

Bullying

A exibição do filme abriu as ações da Semana de Conscientização e Ativismo no Combate ao Bullying e à Violência Escolar. Além do filme, serão realizadas atividades em duas escolas municipais e em uma escola estadual mediadas pela psicóloga Tatiana Boretto Dalfré, servidora da Secretaria Municipal de Educação.

A Escola Legislativa também disponibilizou uma cartilha digital sobre o tema intitulada “Você sabe o que é bullying”, que pode ser baixada no site da instituição.

Confira a programação:

08/04/2022 - 10h30 - Palestra sobre bullying para a Escola Estadual Professor Gabriel Pozzi, que será ministrada na Diretoria de Ensino, para alunos da rede estadual de educação.

12/04/2022 - 7h - Palestra sobre bullying na Emeief Professor José Justino Castilho, para alunos da rede municipal de educação.

13/04/2022 - 16h -

Palestra sobre bullying na Emeief Professora Maria Madalena Vasconcellos da Silva, para alunos da rede municipal de educação.