Procuradoria Especial da Mulher de Limeira é exemplo para outras cidades

Representantes da Câmara de Araras buscam informações sobre funcionamento do órgão

Data de publicação: 25/08/2021 16:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Procuradoria Especial da Mulher de Limeira é exemplo para outras cidades

Fornecer informações técnicas sobre o funcionamento da Procuradoria Especial da Mulher. Esse foi o objetivo de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 25 de agosto, na Câmara Municipal de Limeira. O presidente do Legislativo, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), e a procuradora especial da Casa, vereadora Mariana Calsa (PL), recepcionaram as procuradoras da Mulher da Câmara de Araras, vereadoras Deise Olímpio (DEM) e Elaine Brambilla (PSD), no encontro mediado pela vice-prefeita Erika Tank.

Também estiveram presentes a procuradora Andréa Cristiane Barbosa Bruno e a diretora do Departamento Financeiro e de Contabilidade Roberta Trovo Rafaldini; as representantes do Conselho Municipal da Mulher de Araras, Pérola Monteiro dos Santos Quintiliano (presidente) e Larissa Rizzatti Gomes; e a coordenadora da Casa dos Conselhos de Araras, Renata Baroni.

A procuradora especial Mariana Calsa falou da necessidade de toda cidade ter uma da Procuradoria Especial da Mulher, devido à atuação do órgão perante a sociedade. “Fico muito feliz que cada vez mais Câmaras estejam contempladas com o órgão”.

O presidente da Câmara destacou a importância do diálogo. “A Casa vai estar sempre aberta para qualquer Câmara que busque informações”, disse Lemão, ao dar as boas vindas à comitiva de Araras. Ele destacou ainda o trabalho desempenhado pelas mulheres da Câmara de Limeira, sejam vereadoras ou servidoras, e citou a passagem de Erika Tank pelo Legislativo, bem como da ex-vereadora Elza Tank, que também foi presidente da Casa.

Erika Tank, que foi membro da Procuradoria Especial da Mulher diversas vezes enquanto vereadora, fez uma exposição sobre o processo de criação do órgão em Limeira e falou da importância de trocar informações entre as Câmaras. “Passar toda essa experiência do desenrolar dessa história para que Araras se adiante ainda mais na luta contra a violência à mulher, na luta pela emancipação e pela participação da mulher na política é com certeza fundamental”, apontou.

Entendimento técnico

Já as informações técnicas foram prestadas pelas servidoras de Limeira Andréa e Roberta. Elas explicaram questões sobre dotação orçamentária, tramitação de processos administrativos e tiraram dúvidas sobre apontamentos do Tribunal de Contas do Estado. “Esse entendimento técnico era necessário para que as vereadoras levassem ao presidente de Araras como funciona aqui em Limeira e que isso pode dar certo e é muito necessário para o desenvolvimento dos municípios”, explicou Erika Tank.

As vereadoras de Araras agradeceram a receptividade e se disseram satisfeitas com o resultado do encontro. “Essa manhã foi muito preciosa, porque com certeza vai nos orientar bastante no nosso trabalho”, disse Elaine. “Saio da Câmara de Limeira muito agradecida, com esperança de que em Araras consigamos também ter uma Procuradoria ativa. Vim aqui buscar informação  e conhecimento e saí daqui realmente enriquecida”, completou Deise.