Autoridades fazem visita técnica nas obras da Estação Ferroviária

Presidente da Câmara esteve no local e classificou revitalização como um marco para a cidade

Data de publicação: 18/08/2021 17:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Autoridades fazem visita técnica nas obras da Estação Ferroviária

Autoridades do município visitaram as obras de reforma e adequação da antiga Estação Ferroviária de Limeira, na região central, na manhã desta quarta-feira, 18 de agosto. A apresentação foi feita pelo gerente de Relações Governamentais da Rumo Logística (empresa que administra a malha ferroviária), Rodrigo Verardino de Stéfani. Por meio de uma contrapartida, a Rumo será responsável pela execução e financiamento da intervenção.

Também estiveram presentes na visita técnica o presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá (PSC), o prefeito Mario Botion (PSD),  a vice-prefeita Erika Tank (PL), o deputado federal Miguel Lombardi (PL), os secretários Matias Razzo (Urbanismo), Farid Zaine (Cultura) e Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e a arquiteta da Secretaria de Urbanismo, Alessandra Argenton Sciota, além de outros representantes da Rumo.

De acordo com a Prefeitura, o projeto da reforma da estação foi elaborado pela Secretaria de Urbanismo e recebeu aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali). "Nesta fase, os serviços concentram-se na remoção de partes danificadas por um incêndio que atingiu uma área do prédio, para então substituí-las. A previsão é que as obras sejam concluídas no início de 2022", registrou o Executivo.

O presidente da Câmara descreveu a revitalização como "um marco para a cidade". "É importante transformar esse espaço em um polo de visitação", disse Lemão da Jeová Rafá.

O gerente de Relações Governamentais da Rumo detalhou o que será feito no local. "A obra contempla a recuperação de ambientes externos, revestimento de piso, parede e teto, louças e metais sanitários e revestimento interno da estação. A ideia é deixar a estação o mais parecida possível com a época em que ela foi inaugurada e operada plenamente", explicou Rodrigo Stéfani.

Conforme o Executivo, também houve preocupação com a segurança do imóvel. “Toda rede hidráulica e elétrica será substituída, com instalação de sistema de combate a incêndio. Cozinha e sanitários ganharão piso e revestimento novos, sendo que estes últimos atenderão aos critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência. O trabalho se estenderá, ainda, à parte externa do imóvel, com substituição do piso da calçada", publicou a Prefeitura.

*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social

**Foto: Adilson Silveira/Prefeitura