Comissão de Obras ouve secretário sobre fossa séptica da Escola Martim Lutero

Matias Razzo informou que situação pode ser resolvida no primeiro semestre

Data de publicação: 25/02/2021 16:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Comissão de Obras ouve secretário sobre fossa séptica da Escola Martim Lutero

A Comissão de Obras da Câmara ouviu, por meio de videoconferência, o secretário municipal de Urbanismo, Matias Razzo, em reunião nesta quinta-feira, 25 de fevereiro. Em debate, estava a situação da fossa séptica da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Martim Lutero, do bairro dos Pires. A representante da escola, a vice-diretora Vera Lúcia Alexandre, também participou da reunião.

O secretário explicou que o problema começou há um tempo. "A fossa que teve um rompimento não era bem uma fossa, mas uma caixa de coleta, semelhante a que está sendo feita hoje de forma temporária", explicou. Ele disse ainda que o equipamento estava subdimensionado para a quantidade de pessoas que iriam utilizar a escola. "Com o retorno das aulas, foi providenciada, pela Secretaria de Obras, a instalação de quatro caixas para coleta provisória até conclusão da obra definitiva. Enquanto isso, a situação está sendo resolvida por meio dessas caixas, nas quais um caminhão limpa fossa faz a limpeza periódica e mantém essa questão temporariamente solucionada."

Razzo argumentou ainda que a fossa séptica definitiva tem uma dificuldade maior para ser construída, e o projeto vai prever a quantidade de alunos atuais e de um possível aumento da população escolar. Sobre a previsão de término da obra, o secretário preferiu não definir uma data exata, devido à complexidade e ao processo de confecção do projeto e de realização da licitação. Ele estipulou um prazo de quatro a seis meses, entre a execução dos projetos e a execução da obra. "Ou seja, a previsão é ainda neste primeiro semestre", reforçou o vereador Helder do Táxi (MDB), presidente da comissão.

Por fim, o colegiado agendou uma visita à escola no dia 9 de março (terça-feira), às 9h30. Serão convidados um representante das secretarias de Obras e de Urbanismo. A comissão também apreciou um projeto, o qual recebeu parecer favorável, conforme a ata.

A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é composta pelos vereadores Helder do Táxi, presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Transportes coletivos e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização, também são responsabilidades do colegiado.