Grêmio Recreativo Limeirense é homenageado com Diploma de Gratidão e Medalha

Desde 1940 grupo atua para a valorização cultural afro-brasileira

Data de publicação: 15/10/2019 10:26 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Grêmio Recreativo Limeirense é homenageado com Diploma de Gratidão e Medalha

O Grêmio Recreativo Limeirense recebeu o Diploma de Gratidão da Cidade de Limeira e a Medalha de Mérito Cívico XV de Setembro “Ordem de Tatuiby”, pela relevante atuação no município. A honraria foi entregue em sessão solene na Câmara Municipal de Limeira, nessa segunda-feira, 14 de outubro. A homenagem é iniciativa do vereador Jorge de Freitas (Patri), por meio do Decreto Legislativo Nº 28/2015.

Conduzida pelo presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC), a solenidade contou com a presença da presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Maria Aucélia Damaceno, representando o prefeito Mario Botion; da diretora e representante do Grêmio Recreativo Limeirense, Rosimeire Dias Siqueira da Silva; dos vereadores e membros do grupo.

Fundado em 19 de novembro de 1940, o Grêmio que já passou por outros três prédios hoje tem sua sede na chácara Santa Teresinha, na estrada dos Pereiras, e atua no desenvolvimento da cidade, por meio da valorização das ações culturais, em especial da cultura afro-brasileira.

De acordo com o vereador Jorge de Freitas, a construção da cidade de Limeira contou por muitos anos com o trabalho escravo de negros, tratados como mercadoria e sem qualquer respeito, assim como no restante do país. “O Brasil nunca teve uma reparação justa. Por essa razão nós precisamos reverenciar e enaltecer a cultura afro que tanto ajudou a construir a nossa cidade”, declarou.

O parlamentar declarou almejar a conquista de uma reparação moral e ética aos negros, que deram seu sangue e suor para a construção do município e do país. “Por isso, não poderia deixar passar a oportunidade de enaltecer o Grêmio Recreativo de Limeira que há 79 anos faz um trabalho ímpar e estelar com toda a comunidade”, destacou.

Também representando o Grêmio Recreativo Limeirense, Silvana da Silva declarou se sentir honrada com a homenagem e que isso só aumentou a responsabilidade perante a comunidade negra e afro-brasileira de Limeira. “Isso nos impulsiona a continuar nosso trabalho de reunir e congregar nossa comunidade, fazê-la avançar rumo ao nosso principal objetivo que é a construção de uma sociedade solidária, igualitária e inclusiva, que ao mesmo tempo respeita a multiplicidade que caracteriza nosso povo brasileiro”, enfatizou.

Por fim, Silvana convidou vereadores e público presente a apoiar o Grêmio Recreativo Limeirense em suas causas, participando da 3ª edição do Afro Feira que acontece neste domingo, 20 de outubro, das 14h às 21h, no Parque Cidade. A programação do evento conta com expositores de artesanatos, acessórios e roupas étnicas; venda de comidas variadas; apresentações musicais; oficinas de grafite, capoeira de angola e sinais da cultura afro-brasileira; e intervenções culturais como poesias, danças, desfiles, caricaturas e maracatu.