Câmara concede Título de Cidadão Limeirense a pastor luterano

Gilson Persike realiza trabalhos de inclusão social no bairro Ernesto Kuhl

Data de publicação: 04/12/2018 12:21 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar

Câmara concede Título de Cidadão Limeirense a pastor luterano

Nessa segunda-feira, 3 de dezembro, a Câmara Municipal de Limeira concedeu o Título de Cidadão Limeirense ao pastor Gilson Persike. A homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo Nº 9/2017, de iniciativa do vereador Lemão da Jeová Rafá (PSC). A sessão solene contou com a presença do secretário Municipal de Comunicação Social, Antonio Peres, que estava representando o prefeito Mario Botion.

Natural de Curitiba (PR), Persike é formado em Teologia pelo Instituto Concórdia de São Paulo e atua como pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Ele está à frente da Igreja Luterana Bom Pastor de Limeira há 18 anos, por meio da qual lidera o projeto Semeando Nova Vida no Bairro Ernesto Kuhl. O projeto é voltado para inclusão social de pessoas carentes que residem no local referido. Além disso, o homenageado apresenta o programa Cristo Para Todas as Nações na Rádio Educadora AM.

O autor da homenagem, vereador Lemão, utilizou a palavra para discorrer sobre a responsabilidade de um ministro do evangelho. “O pastor não atua só no horário da igreja. Ele é pastor durante 24h, porque a qualquer momento uma pessoa pode ter um problema e buscar uma ajuda”, comentou. “É uma honra saber de todo o trabalho da Igreja Luterana. A cidade tem orgulho de ter o senhor como cidadão, uma pessoa que faz o bem sem olhar a quem”.

O homenageado falou sobre os trabalhos que realizou ao longo dos seus 30 anos de ministério, nomeadamente no Mato Grosso, na capital de São Paulo e em Limeira. “Eu sou pastor desta igreja pela convicção que tenho de que nela o evangelho é pregado da forma mais pura, singela e genuína”, declarou.

O pastor explicou que a denominação da igreja em que atua vem do nome Martinho Lutero, um dos grandes líderes da Reforma Protestante. De acordo com Persike, Lutero se tornou um pregador muito popular. “Ele explicava as escrituras de uma maneira que o povo podia entender, colocando as pessoas em contato com a palavra de Deus”, afirmou. “Mais do que um padre luterano, Lutero era um pastor de pessoas. É isso que eu sou também. Sou um ministro, um servo, um diácono”.

Persike também explicou a origem da palavra “ministério”. Ela vem do termo grego “diaconia”, cujo significado é serviço. “Quando nós falamos que somos ministros, falamos que somos servos”, explicou. Por fim, ele agradeceu pela homenagem e frisou que é uma honra receber o Título de Cidadão Limeirense.

Por sua vez, o secretário municipal Antonio Peres parabenizou o vereador Lemão pela iniciativa de conceder a homenagem e os demais vereadores que aprovaram o projeto. Em sua fala, o secretário falou que pessoas como Persike estimulam outras pessoas a continuarem com os seus trabalhos. “Todas as pessoas que fazem trabalhos com amor, baseados nos ensinamentos de Cristo, nos trazem felicidade, palavras que nos trazem um norte para sermos pessoas melhores”, declarou.

Antes de encerrar a sessão, o presidente da Câmara de Limeira, Zé da Mix (PSD), parabenizou o homenageado. “O projeto Semeando Nova Vida é muito falado e traz uma alegria muito grande para nós. Parabéns. Que alegria ter você agora como cidadão Limeirense”, falou.