Ofício foi motivado pela diligência realizada no dia 27 de novembro de 2025

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal analisou, durante a reunião desta quinta-feira, 5 de fevereiro, a resposta ao Ofício Nº 6.030/2025, encaminhado à Prefeitura após visita técnica à ala psiquiátrica do Hospital Humanitária. O documento solicitava informações sobre possíveis melhorias estruturais no setor e medidas de segurança para pacientes e trabalhadores. O Executivo informou que há intenção de promover adequações no espaço, no entanto as propostas ainda estão em fase de estudos.
O ofício foi motivado pela diligência realizada no dia 27 de novembro de 2025, quando os vereadores constataram pontos que demandariam atenção, como condições estruturais do espaço, iluminação reduzida e a necessidade de reforço em itens de segurança. A partir disso, a Comissão questionou se havia planejamento de reforma, protocolos internos de proteção e laudos atualizados da Vigilância Sanitária.
Em resposta, foi informado que a Humanitária manifestou intenção de promover melhorias na estrutura física da ala de psiquiatria. Atualmente, as propostas ainda estão em fase de estudo, com análise de viabilidade orçamentária e elaboração de projeto de ampliação, sem definição final até o momento. O documento também esclarece que os funcionários do setor recebem orientações quanto aos riscos ocupacionais, uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivos (EPC), além de instruções sobre procedimentos em casos de acidentes de trabalho e situações de incêndio.
Nossa Senhora das Dores I
Durante a reunião, o colegiado também recebeu o retorno de ofício referente à Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Dores I, já vistoriada anteriormente, quando foi constatado que o problema do telhado já foi solucionado pela empresa responsável pela reforma.
A Comissão de Saúde é formada pelos vereadores Dr. Marcelo Rossi (MDB), presidente; Zé da Farmácia (Solidariedade), vice-presidente; e Elias Barbosa (PRTB), secretário.