Segundo servidor, infiltração no telhado já foi solucionada e falta agora finalizar elétrica e pintura

Dando continuidade às fiscalizações de unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade, a Comissão de Saúde da Câmara vistoriou, na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, a UBS Nossa Senhora das Dores I. O local passa por obras de reforma, com previsão de finalização em janeiro de 2026, mas continua prestando atendimento à população normalmente.
Participaram da diligência os membros da Comissão, vereadores Zé da Farmácia (Solidariedade), vice-presidente; e Elias Barbosa (PRTB), secretário; que foram recebidos pela diretora de Atenção Primária, Denise Ferro; e pelo coordenador estratégico de Governo, Michel Mattos, ambos da Secretaria de Saúde.
Conforme apurado pelos vereadores em visitas anteriores, o teto estava com infiltração, devido a telhas quebradas e calhas sujas ou danificadas, além de problemas de zeladoria, como mato alto.
As obras de reforma iniciaram em 17 de janeiro, segundo a diretora Denise e, conforme informou o coordenador Michel, o problema do telhado já foi solucionado pela empresa responsável pela reforma. De acordo com ele, as obras de infraestrutura já foram finalizadas, faltando agora a fase de acabamento da parte elétrica e pintura apenas, com previsão de conclusão até o final de janeiro de 2026.
Em relação ao mato alto, Michel disse aos vereadores que já pediu a roçagem à Secretaria de Obras para todas unidades de saúde de Limeira.
Atendimento
A UBS Dores I possui seis consultórios médicos, dois consultórios odontológicos e seis salas para procedimentos de enfermagem, exames e vacinas. Ao todo há 25 servidores trabalhando no local, incluindo cinco médicos e três dentistas. As informações foram fornecidas pela coordenadora da unidade, Marília Cardoso Candioto. Ainda segundo ela, cerca de mil atendimentos são realizados semanalmente, entre consultas, exames, vacinas e procedimentos gerais.
A Comissão
A Comissão de Saúde é responsável por tratar e fiscalizar todos os assuntos relacionados a hospitais públicos e privados que atendem pacientes do SUS, bem como manifestar-se sobre assuntos ligados à vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional, além de elaborar campanhas e ações preventivas sobre saúde e controle de epidemias.
O colegiado é formado pelos vereadores Dr. Marcelo Rossi (MDB), presidente; Zé da Farmácia (Solidariedade), vice-presidente, e Elias Barbosa (PRTB), secretário. Eles se reúnem ordinariamente às quintas-feiras, a partir das 10h.