• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Esporte discute chamamento público com representantes da AABB

Comissão de Esporte discute chamamento público com representantes da AABB

Reunião buscou esclarecer motivos da inabilitação da entidade no certame de 2025

Data de publicação: 11/12/2025 12:25 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Esporte discute chamamento público com representantes da AABB
Comissão de Esporte discute chamamento público com representantes da AABB

A Comissão de Esporte da Câmara Municipal recebeu na manhã desta quinta-feira, 11 de dezembro, representantes da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) para prestar esclarecimentos sobre a suspensão do contrato com a Prefeitura no chamamento público do esporte. Conforme notícia veiculada pelo Executivo, o motivo da paralisação é que a presidente administrativa do clube é nora do presidente do Ceprosom, hoje secretário de Promoção Social do Município, Dimas Peruzza, o que, segundo a nota, é vedado pelo Artigo 39 da Lei 13.019/2014

Estiveram presentes a diretora da AABB, Cláudia Helena Ferreira Peruzza, o gestor esportivo Naicon Souza e a vereadora Mariana Calsa (MDB), que acompanhou os trabalhos.

Durante a reunião, Cláudia apresentou documentos preparados pelo advogado à Comissão e agradeceu a abertura para que a entidade possa esclarecer os fatos. Ela relatou que, em 5 de dezembro, a Prefeitura bloqueou os repasses financeiros destinados ao termo de fomento vigente, o que levou à paralisação das atividades esportivas por falta de recursos para o pagamento de salários e despesas.

A diretora afirmou que não há impedimento jurídico, uma vez que o chamamento público ocorreu em setembro de 2024, na gestão anterior, e o contrato foi formalizado em janeiro de 2025. Além disso, disse que a AABB não teve acesso ao parecer jurídico usado para especificar a inabilitação.

Os vereadores demonstraram preocupação com os impactos da suspensão para os atletas, especialmente com a proximidade dos Jogos Abertos. Durante a reunião, a comissão perguntou quais seriam os ganhos da AABB com o chamamento. Cláudia respondeu que a entidade não recebe recursos financeiros pelo projeto, obtendo apenas visibilidade institucional. Ela também destacou que todas as modalidades envolvidas ficariam comprometidas sem a liberação da parcela de dezembro.

Jogos Abertos

A diretora informou ainda que a AABB estipulou um prazo até 12 de dezembro para obter retorno da Prefeitura sobre a regularização da situação, como condição para que a instituição possa levar os atletas do projeto para participarem dos Jogos Abertos, e reforçou o interesse da entidade em continuar prestando atendimento às modalidades esportivas vinculadas ao chamamento.

O colegiado decidiu solicitar à Procuradoria Geral da Câmara uma análise e um parecer sobre o documento jurídico da Prefeitura que motivou a inabilitação, anexando os materiais apresentados pela representante da AABB. A Comissão destacou que o objetivo principal é garantir a continuidade das atividades esportivas e evitar prejuízos aos atletas.

A Comissão

Fazem parte da Comissão de Esporte, Cultura e Turismo: Guilherme Guido (PL), presidente; Costa Junior (Podemos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. Todas as deliberações foram registradas em ata.

É de competência deste colegiado opinar sobre proposições, promover debates, seminários e ações educativas que visem a identificar problemas e propor soluções para o fortalecimento e a melhoria das políticas públicas locais nas áreas de esporte, lazer, cultura e turismo, além de fiscalizar, acompanhar e avaliar a efetividade de programas governamentais, estudar e propor políticas públicas aptas a proporcionar melhoria de qualidade de vida aos munícipes e bem-estar nessas áreas.

Registrado em: Comissões Esporte Cultura Turismo