• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Segurança retoma vistoria em área ocupada por usuários de drogas no Belinha Ometto 

Comissão de Segurança retoma vistoria em área ocupada por usuários de drogas no Belinha Ometto 

Munícipes relatam sensação de insegurança e pedem a atuação do poder público

Data de publicação: 02/12/2025 14:34 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Segurança retoma vistoria em área ocupada por usuários de drogas no Belinha Ometto 
Comissão de Segurança retoma vistoria em área ocupada por usuários de drogas no Belinha Ometto 

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Limeira voltou a vistoriar, nesta terça-feira, 2 de dezembro, a área no entorno do ecoponto do bairro Belinha Ometto. A presença de usuários de drogas e pessoas em situação de rua preocupa os vereadores, que têm recebido denúncias constantes sobre a sensação de insegurança no local. Uma diligência havia sido realizada pelo colegiado em novembro deste ano e os membros retornaram para verificar a situação.         

A ação ocorreu na Avenida Virgílio Bassinello. Os vereadores se deparam com barracos na área e a presença de pessoas em vulnerabilidade social. O cenário apresentado por moradores da vizinhança é de insegurança pública. Isso porque o espaço é ocupado irregularmente e serve de abrigo para usuários de drogas, ponto de circulação de entorpecentes, pessoas em situação de rua. Furtos e outros delitos como ameaça foram relatados pelos munícipes, que pedem a atuação do poder público.  

Apesar de solicitada a presença de representantes da Secretaria de Promoção Social (Seprosom) e da Guarda Civil Municipal (GCM), os órgãos não participaram da diligência. Os encaminhamentos pela Comissão à Prefeitura serão adotados na próxima reunião entre os parlamentares, quinta-feira, 4 de dezembro, às 16h.   

Compõem a Comissão de Segurança Costa Júnior (Podemos), presidente; Felipe Penedo (PL), vice-presidente, e Carlinhos do Grotta (PL), secretário.

Outras violações  

Os vereadores destacaram a gravidade da situação que, segundo eles, demanda abordagem social, encaminhamento dos indivíduos a programas de reabilitação e presença de forças de segurança. O colegiado identificou ainda como urgente a necessidade de limpeza da área.  

Violações ambientais também foram flagradas no momento da vistoria, pois próximo aos barracos havia queima de lixo e materiais na Área de Preservação Permanente (APP), além de cavalos em possível condição de abandono. 

Outra questão é a condição de saúde das pessoas em situação de rua e da vizinhança, casos de tuberculose foram apontados aos vereadores, bem como infestação de carrapatos no entorno dos barracos.   

Registrado em: Institucional Segurança