• Inicio
  • Notícias
  • Vereadores aprovam projeto da Mesa Diretora que amplia fiscalização da Câmara

Vereadores aprovam projeto da Mesa Diretora que amplia fiscalização da Câmara

Projeto de Resolução Nº 29/2025 busca aprimorar a gestão pública municipal

Data de publicação: 11/11/2025 09:01 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Vereadores aprovam projeto da Mesa Diretora que amplia fiscalização da Câmara
Vereadores aprovam projeto da Mesa Diretora que amplia fiscalização da Câmara

Instituir a Política Permanente de Fiscalização do Plano Plurianual (PPA), do Plano de Metas da Prefeitura e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível local. Essa é a finalidade do Projeto de Resolução Nº 29/2025, da Mesa Diretora 2025/2026, aprovado na sessão ordinária desta segunda-feira, 10 de novembro. A iniciativa é do presidente Everton Ferreira (PSD), da vice-presidente, Tatiane Lopes (Avante), da primeira-secretária, Mara Isa Mattos Silveira (PL), e do segundo-secretário, Costa Junior (Podemos). 

Por meio da Política Permanente de Fiscalização, a Câmara Municipal busca assegurar a efetivação dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na gestão dos recursos públicos municipais; promover a transparência e o controle social sobre a execução do PPA, do Plano de Metas e no acompanhamento e avaliação da implementação dos ODS em nível municipal; identificar desvios, falhas e ineficiências na execução das políticas públicas e dos programas previstos.

Além disso, o texto legislativo tem como objetivo subsidiar o processo de tomada de decisões da Câmara Municipal e da Administração Pública, com informações qualificadas sobre o desempenho e os resultados alcançados, bem como fomentar a participação cidadã na avaliação e no acompanhamento das ações governamentais.

Diretrizes e ações

A política se estrutura por meio de quatro eixos: Análise e Monitoramento, Fiscalização Ativa e Permanente, Transparência e Acesso à Informação, Interação com a Sociedade Civil.

O primeiro estabelece a realização de análises periódicas da execução física e orçamentária do PPA e do Plano de Metas, com base nos relatórios de gestão do Poder Executivo e dados do Tribunal de Contas, por exemplo. O segundo se consolida a partir de audiências públicas com a sociedade civil e órgãos de controle, além de visitas técnicas e vistorias in loco realizadas pelas Comissões Permanentes em obras e serviços, com a elaboração de relatórios e estudos técnicos.

O terceiro eixo, Transparência e Acesso à Informação, define a criação de um campo dedicado no Portal da Transparência da Câmara, no qual PPA, Plano de Metas e os ODS serão disponibilizados com relatórios de acompanhamento da execução, pareceres e demais informações em linguagem clara e acessível.  

Por fim, o quarto eixo, Interação com a Sociedade Civil, prevê ações pela Escola Legislativa Paulo Freire como: capacitação e seminários para cidadãos, conselhos municipais, associações de bairro e demais organizações da sociedade civil sobre o acompanhamento e fiscalização da gestão pública.  

Histórico  

No dia 10 de outubro, a Mesa Diretora da Câmara Municipal apresentou o projeto ao OSB-Limeira (Observatório Social do Brasil), em reunião na sala do presidente Everton Ferreira. O diálogo contou com a presença dos voluntários do OSB-Limeira, Felipe Masutti, Juliana Osti e Milton Pereira de Souza.   

Segundo Everton, a ideia de instituir essa política pública surgiu a partir das próprias conversas com o OSB-Limeira e da importância de fortalecer o papel da Câmara, enquanto instituição, na fiscalização e controle da gestão pública. “A implementação de uma política permanente de fiscalização do Plano Plurianual e do Plano de Metas da Prefeitura Municipal, bem como dos ODS, assegura que as diretrizes estratégicas e as metas estabelecidas para o desenvolvimento local sejam de fato acompanhadas e avaliadas de forma contínua e sistemática pelas Comissões Permanentes da Casa”, afirmou. 

Um dos pontos reforçados por Felipe durante o encontro foi a importância de os dados referentes às metas serem sempre atualizados, o que também será previsto na proposta. No caso, as comissões permanentes deverão solicitar ao Poder Executivo Municipal os dados quadrimestrais das metas atingidas e os resultados parciais de execução do PPA, do Plano de Metas e dos ODS.  

Registrado em: Sessões Resultado da sessão