• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Meio Ambiente visita hortas comunitárias e cocheiras no Jd. Ernesto Kuhl

Comissão de Meio Ambiente visita hortas comunitárias e cocheiras no Jd. Ernesto Kuhl

Moradores cuidam da limpeza da área; produção é compartilhada com escolas e comunidade

Data de publicação: 24/10/2025 17:22 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Comissão de Meio Ambiente visita hortas comunitárias e cocheiras no Jd. Ernesto Kuhl

    Comissão de Meio Ambiente visita hortas comunitárias e cocheiras no Jd. Ernesto Kuhl

  • Nos bairros Ernesto Kuhl, Cecap, Lagoa Nova, Luiz Regitano, Santa Eulália e Geada há cerca de 200 conjuntos de cocheiras, que abrigam mais de 1200 cavalos

    Nos bairros Ernesto Kuhl, Cecap, Lagoa Nova, Luiz Regitano, Santa Eulália e Geada há cerca de 200 conjuntos de cocheiras, que abrigam mais de 1200 cavalos

  • Moradores cuidam da limpeza da área; produção é compartilhada com escolas e comunidade

    Moradores cuidam da limpeza da área; produção é compartilhada com escolas e comunidade

    A Comissão de Meio Ambiente visitou, na tarde desta sexta-feira, 24 de outubro, uma área verde localizada no Jardim Residencial Ernesto Kuhl. No local, moradores cuidam de cavalos e de hortas comunitárias, cuja produção é compartilhada com escolas da região e com a comunidade.

    A visita ao local foi proposta pelo munícipe Edson Costa, na reunião do colegiado do dia 2 de outubro, na qual apresentou aos vereadores uma proposta de alteração na legislação municipal de gestão compartilhada. 

    De acordo com Edson, somente na região dos bairros Ernesto Kuhl, Cecap, Lagoa Nova, Luiz Regitano, Santa Eulália e Geada há cerca de 200 conjuntos de cocheiras, que abrigam mais de 1200 cavalos. Essa atividade é realizada por aproximadamente 5 mil pessoas em áreas institucionais, que ele denomina de interurbanas, porque ficam no limite entre a área rural e a urbana da cidade. Nestes locais também são cultivadas hortas comunitárias. 

    Jardim Ernesto Kuhl

    Os membros da Comissão, vereadores Felipe Penedo (PL), presidente; e Helder do Táxi (PSD), secretário; foram recebidos por Edson, Oseas Rodrigo e Márcio José, bem como outros moradores que também cuidam da área. O primeiro local visitado foi um conjunto de cocheiras, que abriga 20 cavalos, dos quais três foram resgatados das ruas, por estarem abandonados. Os tutores mostraram a alimentação oferecida aos animais e também as medicações utilizadas para cuidar deles.

    Em seguida, os parlamentares conheceram algumas hortas comunitárias. Segundo Edson, as áreas são separadas e cada um dos moradores é responsável por cuidar de um dos espaços. O esterco dos animais é utilizado nas plantações como adubo e também é oferecido a escolas que possuem hortas. Já as hortaliças produzidas são usadas para consumo próprio e também compartilhadas com a comunidade e com escolas da região.

    Oseas levou os vereadores até uma área de mata preservada e a duas nascentes. Ele relatou que esse grupo de moradores foi responsável pela limpeza do local e pela preservação, uma vez que ele era usado no passado para desova de veículos roubados e até mesmo funcionava como tribunal do crime.   

    Os vereadores disseram que ficaram surpresos durante a visita, pela organização e pelo cuidado com a área e destacaram o papel social do grupo, pela distribuição da produção à comunidade, e o zelo pelo meio ambiente, mantendo a região limpa, preservando as nascentes e resgatando e cuidando dos cavalos abandonados em vias. “Nós vamos estudar a legislação municipal e ver de que forma podemos atuar em relação a essa demanda”, disse o presidente, Felipe Penedo.

    A Comissão de Meio Ambiente é formada pelos vereadores Felipe Penedo (PL), presidente, Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente, e Helder do Táxi (PSD), secretário.

    São atribuições dos membros fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.