Visita ao local revelou estado precário da estrutura física e demandas para aprimoramento na gestão do espaço
Na reunião desta quinta-feira, 28 de agosto, a Comissão de Esporte, Cultura e Turismo elaborou ofícios para que a Prefeitura se manifeste acerca dos problemas de funcionamento do Centro Esportivo “Francisco Dragone”, na Vila Teixeira Marques. Os apontamentos foram feitos após visita ao local, no dia 21 de agosto. A diligência também motivou a elaboração de relatório da Consultoria Técnica Especializada da Câmara.
O Centro oferece aulas de judô e hidroginástica por meio de chamamento público, contudo o prédio está em situação de abandono, sem manutenção. “A diligência realizada no Centro Comunitário Teixeira Marques revelou o estado precário da estrutura física do local, o qual demanda completa reestruturação”, sinalizou o documento.
O relatório contempla uma descrição do que foi observado durante a visita: “O restante da área do centro comunitário conta com o que já foi um parquinho infantil, hoje totalmente deteriorado; alguns bancos quebrados; uma área aberta em que há estrutura para cobertura com toldo para realização de aulas, mas que atualmente está com a cobertura totalmente rasgada; uma piscina semi-olímpica em que são realizadas as aulas de hidroginástica, mas que requer manutenção hidráulica e de alvenaria; uma piscina infantil vazia já em completo estado de deterioração e uma área ao fundo em desnível de terreno, sem construções e com mato alto. O alambrado que separaria a piscina da área da entrada do Centro Comunitário está danificado, facilitando invasões”.
A Consultoria Técnica considerou ainda que além de encaminhar as demandas emergenciais específicas, cabe à Comissão cobrar a Prefeitura Municipal em relação à gestão do Centro Comunitário. “Ficou claro a necessidade de um projeto intersetorial que articule as diversas secretarias afetas ao funcionamento do espaço, de modo a organizar os serviços ali oferecidos e permitir um fluxo contínuo e consistente de encaminhamento de demandas”, destacou.
Encaminhamentos
A Comissão deliberou pela expedição de ofício à Prefeitura solicitando informações sobre a viabilidade de realização de reparos emergenciais no Centro, listando entre eles: retirada dos brinquedos danificados, conserto do alambrado que separa a área da piscina, colocação de proteção na área de máquina, reparo nas peças do banheiro, zeladoria com corte de mato geral.
Em relação à gestão dos centros comunitários, os vereadores também questionaram o Poder Executivo se foram nomeados servidores para os cargos de assessor de políticas públicas e, caso negativo, quais as razões para a não nomeação. A lotação desses cargos foi sugerida pela Comissão em reunião do dia 27 de março junto à então Secretaria de Administração, com o objetivo de atribuir aos servidores nomeados a realização do trabalho de coordenação dos espaços.
Fazem parte da Comissão os vereadores Guilherme Guido (PL), presidente; Costa Junior (Podemos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. As deliberações constam em ata.