Prédio está sem manutenção e vereadores buscam intervenções da Prefeitura para melhorias
Na manhã desta quinta-feira, 21 de agosto, a Comissão de Esporte, Cultura e Turismo promoveu visita técnica integrada com representantes da Prefeitura ao Centro Esportivo “Francisco Dragone”, na Vila Teixeira Marques. No local, o Executivo oferece aulas de judô e hidroginástica por meio de chamamento público, contudo o prédio está em situação de abandono, sem manutenção.
Entre os problemas identificados estão: presença de animais peçonhentos, infiltrações, mato alto, iluminação precária, invasões recorrentes para uso não autorizado da piscina, inclusive por pessoas em situação de rua; déficit de servidores, falta de pintura e grades de proteção, tanto no acesso como em partes do terreno que são íngremes e oferecem risco de acidentes aos usuários do espaço.
Crianças e idosos são públicos atendidos nas atividades esportivas e ficam expostos à vulnerabilidade estrutural e de segurança no Centro. A piscina também não é utilizada neste período de inverno, por conta da temperatura da água e ausência de aquecedor.
Os vereadores questionam a Prefeitura sobre a responsabilidade da manutenção no prédio e acerca da viabilidade de reforma ou reparos emergenciais. Após a visita conjunta esta semana, o colegiado informou que vai elaborar requerimentos, nas próximas reuniões, com o pedido oficial de encaminhamentos adotados pelo Poder Executivo em relação às demandas apontadas.
Participaram os membros da Comissão: Guilherme Guido (PL), presidente; Costa Junior (Podemos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. Representando a Prefeitura estavam o secretário de Esporte e Lazer, João Gomes, o engenheiro Juliano Forti, da Secretaria de Obras, o inspetor André Hailer, da Guarda Civil Municipal (GCM). Moradores do bairro, o ex-vereador Wilson Cerqueira e profissionais contratados para atuar nas aulas do chamamento público também contribuíram com a visita.