Lei da Pulseira do Alzheimer é sancionada

Propositura é de autoria do vereador Dr. Marcelo Rossi

Data de publicação: 11/07/2025 16:54 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Lei da Pulseira do Alzheimer é sancionada
Lei da Pulseira do Alzheimer é sancionada

O prefeito Murilo Félix (Podemos) sancionou nesta terça-feira, 8 de julho, a Lei Nº 7143/2025, de autoria do vereador Dr. Marcelo Rossi, que institui em Limeira a Pulseira do Alzheimer. A publicação foi feita na última edição do Jornal Oficial do Município.

Na próxima terça-feira, 15 de julho, o vereador se reunirá com a secretária de Saúde, Maria Helena Chen, para discutir a regulamentação. O texto aprovado por unanimidade em junho na Câmara Municipal estabelece que a pulseira seja padronizada pela Prefeitura e deverá conter o nome do paciente e um número de telefone para contato com familiar ou cuidador.

De acordo com a norma, o acessório poderá ser solicitado ao órgão emissor da Prefeitura por familiares ou cuidadores, mediante apresentação de laudo médico que comprove o diagnóstico da doença.

“Assim como existe o cordão para quem está no Transtorno do Espectro Autista, o TEA, o acessório para quem tem Alzheimer visa promover mais segurança, à medida que pode evitar até mesmo tragédias quando o paciente se perde. Além disso, dará mais visibilidade à doença, potencializando nosso trabalho de conscientização”, explicou Dr. Marcelo Rossi.

A regulamentação da lei, com a definição do setor responsável e o prazo de entrega da pulseira após a solicitação, será feita por meio de decreto do Executivo. A previsão é que a medida entre em vigor em até 60 dias a partir da data de publicação. 

Novos casos

A doença de Alzheimer fez 886 novas vítimas em Limeira entre janeiro do ano passado e março de 2025. A informação consta em resposta da Secretaria Municipal de Saúde ao Requerimento Nº 202/2025, de autoria do vereador.

À época, o Dr. Marcelo considerou o dado impressionante e lembrou que a estatística comprova o alerta feito em seu primeiro mandato, com a criação da Lei do Alzheimer, Lei Nº 5833/2017.

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.

Registrado em: Gabinete idosos