Ação vai permitir a transmissão de conteúdo próprio e a retransmissão de canais das tvs públicas
Foi assinado nesta quinta-feira, 3 de julho, o Acordo de Cooperação Técnica no Âmbito do Programa Brasil Digital, pelo presidente da Câmara de Limeira, Everton Ferreira (PSD) e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). A ação de cooperação com a Rede Legislativa e com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai permitir a retransmissão de conteúdo e de canais de tv públicos pelo Legislativo limeirense, como TV Câmara, TV Senado, TV Alesp, Canal Gov, Canal Brasil e Canal Educação.
“Essa assinatura permitirá que levemos à TV aberta canais públicos e gratuitos, aproximando a política das pessoas”, disse o presidente da Câmara, Everton Ferreira.
A assinatura ocorreu durante o Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV: Expansão e Futuro, realizado pela Câmara dos Deputados. Além de Everton, participaram do evento o secretário de Comunicação da Câmara de Limeira, Murilo Biagioli, representantes de assembleias legislativas, câmaras municipais e outras autoridades. Neste ano o tema dos debates é a atualização do programa Brasil Digital, instituído pelo Ministério das Comunicações para a seleção de instituições parceiras para a gestão do local de instalação e da infraestrutura básica necessária para a oferta do serviço de televisão digital.
Para o secretário, a assinatura do acordo de cooperação é mais um passo importante para a implantação do sistema de transmissão de TV digital no âmbito do Programa Brasil Digital em Limeira. “A comunicação pública tem um papel importante de transparência, interação e cidadania, possibilitando maior participação e controle social na política”, disse Murilo Biagioli.
Programa Brasil Digital
O programa Brasil Digital foi criado em 2024 com o objetivo de ampliar a oferta do serviço de radiodifusão de sons e imagens digital em municípios onde a EBC e a Câmara dos Deputados não disponham de estação licenciada para a execução desses serviços.
A Câmara de Limeira foi uma das instituições beneficiárias do programa. Com isso, conforme divulgação da Câmara dos Deputados, poderá receber a doação dos equipamentos de transmissão que permitirão que o Legislativo limeirense tenha o próprio canal de televisão para transmitir sessões plenárias, reuniões, eventos e programas.
Por meio da Resolução Nº 895/2025, de autoria da Mesa Diretora, foi criada a TV Câmara, já preparando a instituição para a participação do programa Brasil Digital. O objetivo da criação do canal é permitir maior transparência às ações do Legislativo, possibilitando que a população tenha acesso livre e gratuito aos conteúdos veiculados.