• Inicio
  • Notícias
  • Projeto aprovado amplia regras para proibição por descarte irregular de lixo

Projeto aprovado amplia regras para proibição por descarte irregular de lixo

Iniciativa é do vereador Marcio do Estacionamento; munícipes podem fazer denúncia pelo 156

Data de publicação: 24/06/2025 09:00 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Projeto aprovado amplia regras para proibição por descarte irregular de lixo
Projeto aprovado amplia regras para proibição por descarte irregular de lixo

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 23 de junho, a Câmara aprovou o Projeto de Lei Nº 40/2025, do vereador Marcio do Estacionamento (DC), que amplia as restrições para o descarte irregular de lixo previstas pela Lei Nº 4365/2009. Além das vias públicas passam a ser abrangidos pela lei os espaços privados no município. A possibilidade de formalização de denúncia por munícipes também foi estabelecida na propositura. 

“Tais alterações acabam por contribuir para uma cidade mais limpa e saudável”, defendeu o parlamentar. Conforme o texto legislativo, fica proibido jogar, colocar ou abandonar lixo de qualquer natureza nas vias públicas ou propriedade privada, calçadas, terrenos baldios, praças, parques e outros logradouros. Também será admitida a denúncia ou representação, perante os órgãos municipais competentes pela fiscalização, por qualquer cidadão, mediante a apresentação de provas da ocorrência da infração, tais como fotos, filmagens, denúncia ao sistema 156.

Outra inovação é que o responsável pelo imóvel em que ocorrer a infração, caso notificado e não regularizar a situação, estará sujeito à lavratura de Auto de Infração e aplicação de multa. Nesses casos, a Prefeitura também poderá adotar as medidas administrativas cabíveis para a execução dos serviços de limpeza, nos termos da regulamentação própria.

O projeto aprovado segue para ser sancionado ou vetado pelo prefeito Murilo Félix (Podemos). Se sancionado, será promulgado e publicado no Jornal Oficial do Município, passando a ser lei na data de publicação.