Praças estão descuidadas e precisam de limpeza profunda, segundo parlamentares
Fiscalizar as condições das praças centrais da cidade, esse foi o objetivo de uma vistoria realizada pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara nesta sexta-feira, 16 de maio, nas praças Toledo Barros e Luciano Esteves. Os parlamentares vão produzir um relatório, com observações e sugestões de melhoria, que será entregue ao prefeito Murilo Félix (Podemos) posteriormente.
Na praça Toledo Barros os vereadores Felipe Penedo (PL), presidente; Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente; e Helder do Taxi (PSD), secretário, se depararam com irregularidades e desníveis na pavimentação, que prejudicam inclusive a acessibilidade, e bancos e lixeiras quebrados.
Os banheiros de uso coletivo estavam limpos, tanto o masculino, quanto o feminino, no entanto precisam de reforma. Já os banheiros de pessoas com deficiência estavam sem forro no teto e, devido à vulnerabilidade e ao isolamento das instalações, podem gerar risco à segurança dos usuários, segundo os parlamentares.
Em relação à Gruta, a Comissão identificou poças de água propícias à criação de mosquitos da dengue nos locais onde antes ficava o espelho d’água. Para os vereadores, a praça está descuidada, os canteiros estão ressecados e o chão precisa de limpeza com jateamento d’água com mais frequência e em toda a extensão.
Praça Luciano Esteves
O odor de urina foi um dos apontamentos feitos pela Comissão ao vistoriar a praça Luciano Esteves. O furto de placas de identificação de monumentos também chamou a atenção dos parlamentares, bem como a presença de muitas pessoas em situação de rua. O chafariz, que agora não funciona mais, também possui água empoçada e o pavimento também precisa de limpeza, segundo eles.
Propostas
De posse de diversas imagens, os parlamentares vão agora elaborar um relatório com os problemas identificados em cada local, que será encaminhado ao prefeito Murilo Félix posteriormente, juntamente com propostas de melhorias. “Vamos pedir uma força tarefa para que pelo menos possa iniciar um processo de limpeza profunda das praças, para depois fazer um planejamento de revitalização”, declarou o presidente do colegiado, Felipe Penedo.
Outra sugestão dos vereadores é a possibilidade de existir um “chefe” da praça Toledo Barros, que funcionaria como um zelador.