Escola Livre de Música é tema de exposição na Câmara Municipal de Limeira

Criada em 1996, instituição oferece 16 cursos gratuitos nas modalidades de música popular ou erudita

Data de publicação: 22/01/2024 16:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Escola Livre de Música é tema de exposição na Câmara Municipal de Limeira

Com o objetivo de divulgar o trabalho da Escola Livre de Música (ELM), a Câmara Municipal realiza até 2 de fevereiro uma mostra fotográfica sobre a instituição, que é a face pedagógica, de formação musical, da Orquestra Sinfônica de Limeira (OSLI). A exposição conta com 32 fotos, entre as quais 30 são de Caju Sampaio, uma de Ricardo Fadelli e uma de Beto Francischi. As imagens e textos expostos resgatam parte da memória da Escola e contam sobre o funcionamento e resultados alcançados na formação de músicos.

Nesta segunda-feira, 22 de janeiro, participaram da abertura simbólica da exposição o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), o secretário Municipal de Cultura, José Farid Zaine e a regente assistente da Orquestra, Ana Paula Pires, que é professora dos polos descentralizados da Escola Livre de Música.

A exposição é realizada na Câmara com o apoio da Escola Legislativa Paulo Freire e da servidora Karoline Rodrigues.

Sobre a Escola

Criada em 1996, pouco menos de um ano após a fundação da OSLI, a Escola surgiu para dar sustentabilidade a longo prazo para a nascente orquestra, para formar músicos aptos a darem continuidade ao grupo, e mais importante: para criar raízes na comunidade, para cultivar o futuro.

Conforme descrito na exposição, a ELM constitui um pólo de formação cultural reconhecido no interior do estado de São Paulo, um centro de qualidade, de acesso, de democratização, de criação e fluxo do patrimônio cultural imaterial, de Cultura.

O trabalho é financiado pela Prefeitura de Limeira, por meio de Termo de Fomento com a Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira (SPSL).

Inscrições

Com sede no Palacete Levy, na Rua Boa Morte, 11 – Centro, a ELM oferece 16 cursos gratuitos, destinados a alunos a partir dos dez anos e sem limitação de idade. Os alunos não precisam ter nenhum conhecimento musical e nem instrumento, a escola oferece os instrumentos para as aulas e atividades.

Este ano, as inscrições estarão abertas nos dias 1 e 2 de fevereiro para as aulas de: violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, oboé, clarinete, trombone, percussão erudita e canto coral. Nos dias 6 e 7 de fevereiro, os interessados podem se inscrever para aulas de violão, guitarra, baixo elétrico, bateria e percussão popular. Basta ir ao Palacete Levy, no horário das 16h às 20h, e apresentar comprovante de residência, além de RG e CPF. Os cursos são totalmente gratuitos.

Os polos descentralizados onde ocorrem as aulas ficam localizados na Casa da Cultura 1, na Rua Renato Moretti, 222, no Parque Nossa Senhora das Dores; e na Casa da Cultura 2, na Rua Vitório Alberto Pelegrini, 37, Jardim Vista Alegre.