Demandas da direção foram ouvidas pelos vereadores
Nesta quarta-feira, 13 de abril, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara visitou a Escola de Educação Infantil Pequeno Gigante e a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Martim Lutero para conhecer as demandas da direção.
Pequeno Gigante
A primeira a ser visitada foi a escola Pequeno Gigante. Lá os vereadores foram recebidos pela diretora Mirian Cristina Ruiz Stival, e pela coordenadora Beatriz Gianini. A escola recebe alunos provenientes do programa Bolsa Creche. O local atende do berçário 2 (B2) ao maternal 2 (M2) e tem capacidade para até 102 crianças, todavia o contrato assinado com a Prefeitura é para até 79 alunos.
Mirian explicou aos vereadores como é feito o atendimento das crianças, falou sobre as refeições, que seguem o cardápio estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação, e mostrou as dependências da escola.
Martim Lutero
Na sequência os vereadores visitaram a Emeief Martim Lutero, sendo recebidos pela vice-diretora Vera Lúcia Alexandre. A escola atende 231 alunos, do M2 ao 5º ano do ensino fundamental.
Durante a visita, a diretora contou aos parlamentares sobre o problema enfrentado no último ano com a fossa séptica, já solucionado pela instalação de uma mini estação de tratamento, e falou sobre as obras de ampliação, que permitiram a construção de duas novas salas e de um banheiro, que ainda serão inaugurados.
Vera informou aos vereadores que a mini estação de tratamento solucionou o problema da fossa, porém há um novo contratempo, o mau odor que fica no ar, que é agravado no final da tarde.
Reunião
Esta semana os vereadores definiram o cronograma das próximas visitas. Na quarta-feira, 20 de abril, o colegiado pretende conferir as demandas da Emeief José Paulino Araújo Vargas e do Centro Infantil (CI) Caroline Pardo Campos Freire.
A Comissão é formada pelos vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Constância Félix (PDT), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária.
São responsabilidades do colegiado apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. O colegiado se reúne na Câmara todas as quartas-feiras, a partir das 15h30. As deliberações são registradas em ata.