Limpeza e conservação também foram tratados na reunião do colegiado
O debate sobre a construção da passarela no Bairro dos Lopes, na Rodovia Anhanguera (SP-330) km 134 + 500 metros, foi retomado pela Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, em reunião ordinária nesta quinta-feira, 17 de março. Os membros do colegiado conversaram sobre os encaminhamentos definidos nas reuniões com o diretor de Operações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Walter Nyakas, com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, e com o deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL).
Presidente da Comissão, o vereador Helder do Táxi (MDB) destacou que tanto o deputado estadual como o secretário estão aguardando a confecção de um novo projeto de execução pela Prefeitura para dar continuidade às tratativas. Em chamada por viva voz, durante a reunião, com o prefeito Mario Botion, Helder reforçou o pedido ao chefe do Executivo. Por sua vez, o prefeito se comprometeu com os vereadores a fazer o projeto o mais rápido possível e conversar com o secretário para combinar um encontro.
Limpeza e conservação
Os vereadores reagendaram o convite a um representante da Forty Construções e Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura, e aos secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Wagner Marchi (Segurança Pública e Defesa Civil) para falarem a respeito da zeladoria urbana (manutenção, conservação e limpeza dos bens municipais de uso comum), no dia 24 de março, a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pelos meios de Comunicação da Câmara.
Na reunião será tratada a situação específica da comunidade do bairro Cidade Universitária que informaram problemas no local com a volta às aulas presenciais na Unicamp (campus Limeira). Os moradores e frequentadores do local demandam por iluminação, segurança pública e limpeza. Segundo relatos enviados por e-mail aos vereadores, aconteceram dois assaltos no bairro nos dias 16 e 17 de maio.
A oitiva anterior foi suspensa devido às reuniões promovidas em São Paulo para tratar da passarela no Bairro dos Lopes.
Deliberações
A Comissão decidiu ainda solicitar informações à Prefeitura sobre a regularidade e responsabilidade do bloqueio da passagem do prolongamento da Rua Luiz Vargas para a Rua Vitório Ceneviva, nos bairros Jardim Rossi e Nova Suíça. Os vereadores querem saber, caso seja uma passagem em propriedade particular, se há intenção da Prefeitura em desapropriar a área para implantação de sistema viário. Também questionam sobre a viabilidade de execução do prolongamento da Rua José Francisco Roland até a rotatória da Rua Leandro Isidoro Bueno e Avenida José Fávaro. E, por fim, pedem informações sobre a viabilidade da execução de cobertura da quadra esportiva da EMEIEF Professor Nestor Martins Lino.
Comissão
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é composta pelos vereadores Helder do Táxi (MDB), presidente; Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (Cidadania), secretário; e é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais elaborados ou executados pelo poder público. Transportes coletivos e individuais, frete e carga, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização, também são responsabilidades do colegiado.