Número de vacinados contra covid-19 também consta em planilha da Prefeitura
Na reunião desta quinta-feira, 6 de maio, a Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo voltou a falar sobre a atualização da planilha de vacinação contra covid-19 em Limeira. O presidente do colegiado, Everton Ferreira (PSD), deu ciência aos demais membros sobre os números disponibilizados pela Prefeitura sobre as doses recebidas e as pessoas vacinadas na cidade. Também integram a Comissão os vereadores Lu Bogo (PL), vice-presidente; e Marco Xavier (Cidadania), secretário.
De acordo com a planilha, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde, Limeira recebeu 94.995 doses. Desse total, 78.466 foram aplicadas, sendo que 51.407 pessoas receberam a primeira dose e 27.059 a segunda dose. O vereador Everton Ferreira chamou a atenção para a quantidade de profissionais da educação vacinados com a primeira dose, foram 2.028, até o momento. Os dados referem-se até o dia 5 de maio.
“Toda quarta-feira, eu solicito da Secretaria de Saúde a atualização da vacinação covid-19, para tornar o levantamento público via Comissão de Saúde e, assim, a população ter maior acesso a essas informações”, explicou o presidente do colegiado. Ele destacou ainda o número de idosos vacinados com a aplicação inicial, 41.771. Nesse mesmo contexto, há 5.340 profissionais da saúde e 1.542 trabalhadores das forças de segurança que receberam a D1 (dose um).
Os dados na íntegra, analisados pelos vereadores, estão disponíveis na ata da reunião. O colegiado também apreciou proposições que tramitam na Casa, sendo cinco projetos de lei e um de resolução. Quatro itens receberam pareceres favoráveis e dois seguem em estudo.
É de competência da Comissão emitir pareceres, apurar denúncias e fiscalizar ações que tratem do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguridade social, vigilância sanitária, epidemiológica e nutricional; segurança e saúde do trabalhador e turismo, bem como de programas esportivos, recreativos e de lazer voltados à cidade de Limeira.
UBS Vista Alegre
A Comissão agendou para o dia 11 de maio, às 14h, uma visita à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Vista Alegre. O local passa por obras, que foram retomadas em 26 de abril. Segundo a Prefeitura, “os trabalhos estavam paralisados desde fevereiro, quando a ordem de serviço foi suspensa devido a desabastecimento de material e saneamento da empresa”.
Essa diligência será realizada caso ocorra diminuição das restrições impostas pela classificação do Estado durante a pandemia. A Câmara elabora atos para adequar o funcionamento dos trabalhos ao Plano São Paulo, como forma de colaborar para diminuir a circulação de pessoas e, com isso, reduzir também a disseminação do novo coronavírus.