Medida foca em prevenção e alerta
No final de novembro, a Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil) realizou a coleta de exames preventivos de câncer de próstata em homens com mais de 45 anos. A ação foi uma iniciativa da vereadora Erika Tank (Pros) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e integrou a campanha Novembro Azul, que alertou sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Ao todo, foram coletadas 108 amostras de sangue para detectar alterações na dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico). Desse total, apenas dez apresentaram alterações e os pacientes já foram encaminhados para avaliação e diagnóstico. No dia da coleta, o vereador Toninho Franco (PR) também esteve presente.
Por meio de um requerimento protocolado no início de dezembro, Erika buscou informações sobre o número de exames realizados na campanha e também a possibilidade de estender o mutirão de exames, caso o número não tenha atingido a meta. “Mas antes da resposta chegar, já entrei em contato com o secretário Luiz Antonio da Silva e soube que foram disponibilizados 3 mil exames para a campanha e 1105 foram coletados, com 100 resultados apresentando alteração e já encaminhados”.
Segundo a vereadora, novos mutirões serão organizados para atingir a meta. “Sugeri a possibilidade de aproveitarmos essa sobra para continuarmos a prevenção também em janeiro e o secretário se dispôs a continuarmos coletando exames em outros pontos da cidade como forma de prevenção e alerta”.
O câncer de próstata é considerado um mal da terceira idade, já que três quartos dos casos ocorrem em homens acima dos 60 anos. Os sintomas podem demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para que seja descoberto ainda na fase inicial.
***Informações do Gabinete da Vereadora Erika Tank (Pros).