Comissão de Educação da Câmara visita Emeief Deputado Laércio Corte

Melhorias na acessibilidade de alunos com deficiência são principal demanda

Data de publicação: 23/03/2022 14:15 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Comissão de Educação da Câmara visita Emeief Deputado Laércio Corte

Rampa para acesso à quadra

Rampa para acesso à rua

Rampa para acesso à sala de aula

A Comissão de Educação e Cultura visitou a Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (Emeief) Deputado Laércio Corte na manhã desta quarta-feira, 23 de março. O objetivo foi ouvir as demandas de melhorias na acessibilidade para alunos com deficiência.

Participaram da visita os vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente da Comissão, e as vereadoras Constância Félix (PDT) e Terezinha da Santa Casa (PL), vice-presidente e secretária, respectivamente, que foram recepcionados pela diretora, Valquíria Roseli de Brito, pela vice-diretora, Alexandra Feliciano Biazotto Corte, e pelo coordenador pedagógico Renato Martins Fula.

De acordo com a diretora, a escola atende 320 alunos distribuídos em 14 turmas que vão do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A principal demanda apresentada por Valquíria aos vereadores foi a necessidade de melhorar os equipamentos de acessibilidade para os alunos com deficiência.

Atualmente, segundo o coordenador pedagógico, a escola atende oito alunos com deficiência, dois em cadeiras de rodas, um tem Síndrome de Down, um tem deficiência intelectual (DI) grave e quatro com DI leve. "Inclusão é pensar a escola para todos, por isso é importante melhorar a acessibilidade para esses alunos”, disse Renato.

As principais melhorias citadas pela diretora são no pátio, onde também fica o refeitório, para nivelar o piso e acertar a inclinação das rampas de acesso para as salas de aula. Também é necessário acertar a inclinação das rampas de acesso à quadra e de acesso à rua.

Valquíria informou aos vereadores que o pedido de reforma foi feito à Secretaria de Educação, que o engenheiro já esteve na escola para fazer a avaliação e que há previsão de realização da obra, mas que ela não sabe se contemplará todas as necessidades apontadas.

Comissão

A Comissão de Educação e Cultura tem visitado escolas municipais desde 2021, com o objetivo de conhecer a infraestrutura dos locais e ouvir as demandas da direção e dos profissionais da educação. Neste ano, o colegiado já foi às escolas Centro Infantil (CI) Irene Gomes Bortolan e Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira, CI Murilo Lemos Mendes da Silva, Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Professora Flora de Castro Rodrigues  e o Ceief Mário Covas.

Com as informações em mãos, os parlamentares elaboram ofícios e intercedem junto à Secretaria de Educação, somando esforços para solucionar os problemas apresentados durante as visitas.

São responsabilidades do colegiado apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia, bem como fiscalizar ações nas áreas de educação e cultura do município. O colegiado se reúne na Câmara todas as quartas-feiras, a partir das 15h30.