Comissão de Educação ouve demandas sobre reforma no CI Murilo Lemos

Vereadores visitaram a escola para verificar a estrutura do prédio

Data de publicação: 23/02/2022 17:45 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira

Comissão de Educação ouve demandas sobre reforma no CI Murilo Lemos

Ceief Flora de Castro

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara visitou duas escolas municipais na manhã desta quarta-feira, 23 de fevereiro, o  Centro Infantil (CI) Murilo Lemos Mendes da Silva e o Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Ceief) Professora Flora de Castro Rodrigues. As visitas fazem parte da função fiscalizatória, uma das responsabilidades do colegiado.

A primeira a ser visitada foi o CI Murilo Lemos. O objetivo foi ouvir as demandas da direção e de mães que participaram da reunião sobre a necessidade de reforma da estrutura do prédio. No local, os vereadores foram recebidos pela diretora Andreza Regina Nave Benetti, que contou sobre os comunicados internos enviados à Secretaria Municipal de Educação, solicitando manutenções diversas para solucionar problemas como rachaduras, retorno de esgoto para dentro de alguns banheiros e infiltrações de água. Os pedidos, disse a diretora, foram feitos ao longo de quase nove anos, de 2013 a 2021.

O Centro Infantil atende 180 alunos, de seis meses a cinco anos, do Berçário 1 à 2ª etapa. Atualmente, 80 destes alunos estão sendo atendidos no CI Jonas Pereira Brito, por causa da interdição de salas devido às infiltrações de água. A diretora contou que apesar dessas crianças estarem sendo atendidas, a situação não é fácil, pois há desgaste físico para os alunos que são atendidos na outra escola. “É muito desgastante para as crianças, elas precisam se deslocar da casa delas até aqui para pegar o ônibus que vai levá-las até o Jonas Brito, passam o dia lá, em espaços que tiveram que ser adaptados para recebê-las, depois precisam entrar no ônibus para retornar para cá e depois se deslocarem para suas casas; as crianças chegam exaustas”, relatou.

Andreza disse aos vereadores que, apesar de não ter previsão de início das obras,  solicitou à Secretária de Educação a disponibilização de um prédio para atendimento de todas as crianças matriculadas no Centro até que o processo de reforma seja concluído, para tanto, foram sugeridos dois locais que poderiam ser alugados. A diretora afirmou aos vereadores que na terça-feira, 22 de fevereiro, o secretário André Luíz de Francesco informou que a questão do aluguel já está em fase final de negociação.

O vereador Elias Barbosa (PSC), presidente da Comissão, colocou o colegiado à disposição da escola e se comprometeu a somar forças para buscar uma solução junto à Prefeitura para o atendimento das crianças.

O parlamentar também informou que a Comissão tentará desenvolver um projeto de lei que deixe mais transparente o processo de solicitações de reformas, o que auxiliará toda a rede municipal, pois, se aprovado, permitirá que seja identificado o andamento desses processos.

Além da Comissão de Educação, a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo esteve no local no dia 16 de fevereiro. Outros vereadores também estão acompanhando a situação da escola.

Ceief Flora de Castro

Na escola Flora de Castro os vereadores foram recebidos pela diretora Josiele Zutin Battistella. A escola já havia sido visitada pela Comissão no dia 17 de novembro. Na ocasião, as obras de reforma do prédio já estavam em andamento. O objetivo do colegiado de retornar ao local foi para verificar qual a situação atual da obra. Segundo a diretora, a previsão é de que o prédio seja entregue pronto em breve.

A escola atende aproximadamente 469 crianças, do Berçário 2 (B2) ao 5º ano do ensino fundamental. Por causa da reforma, os alunos do maternal 2 ao 5º ano estão sendo atendidos na Secretaria de Educação, e as crianças do B2 ao maternal 1 são atendidos nas escolas parceiras que ficam próximas às residências dos responsáveis.

De acordo com Josiele, a reforma compreendeu a retirada da estrutura secundária e a retirada de detritos, descupinização, colocação de forro provisório de PVC e melhoria da rede elétrica.

Comissão

Além da fiscalização, o colegiado também é responsável por apreciar proposições legislativas relativas à educação, ao ensino, aos convênios escolares, às artes, ao patrimônio histórico, à comunicação e à ciência e tecnologia.

A Comissão é formada pelos vereadores Elias Barbosa (PSC), presidente; Constância Félix (PDT), vice-presidente; e Terezinha da Santa Casa (PL), secretária.