• Inicio
  • Notícias
  • Procuradoria Especial da Mulher apoia ação do Movimento Mulher Vive no dia 17 de janeiro

Procuradoria Especial da Mulher apoia ação do Movimento Mulher Vive no dia 17 de janeiro

Tentativas de feminicídio no início do ano reforçam necessidade de prevenção, informação e fortalecimento da rede de proteção

Data de publicação: 09/01/2026 16:39 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Procuradoria Especial da Mulher apoia ação do Movimento Mulher Vive no dia 17 de janeiro
Procuradoria Especial da Mulher apoia ação do Movimento Mulher Vive no dia 17 de janeiro

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara apoia a mobilização contra a violência doméstica e contra a mulher “Limeira quer Mulheres Vivas”, que acontece no sábado, dia 17 de janeiro, na Praça Toledo Barros, a partir das 9h. A ação é realizada pelo Movimento Mulher Vive e visa ampliar a divulgação da Rede de Proteção às mulheres, dos locais de atendimento e serviços oferecidos, ou seja, fazer uma ampla campanha de conscientização das políticas públicas aplicadas em Limeira.

“A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira se manifesta com muita preocupação a respeito dos constantes casos de violência contra a mulher e tentativas de feminicídio no início deste ano”, afirmou a procuradora especial da mulher, vereadora Lu Bogo (PL). 

Tentativas de feminicídio em Limeira

Lu Bogo destacou que apenas nos primeiros dias deste ano a cidade registrou duas tentativas de feminicídio - quando homens que não aceitam o fim do relacionamento tentam matar as ex-companheiras. Ela relatou que no dia 2 de janeiro, uma mulher de 38 anos levou três tiros e, conforme o boletim médico, esta mulher, moradora do Parque Hipólito, está com sequelas de lesão na coluna.  

A parlamentar citou outro caso, ocorrido nesta quinta-feira, 8 de janeiro, quando uma mulher de 36 anos, moradora do Jardim São Luiz,  levou um tiro de raspão. De acordo com boletim do Hospital Humanitária, ela não corre risco de morrer. Além destes, há também registros de violência contra a mulher, com agressão física, nos boletins policiais.

Para Lu Bogo, é importante apresentar às mulheres de Limeira a ampla rede de apoio e serviços disponíveis. “Ações como estas caminhadas e manifestações vem para somar às constantes campanhas de divulgação e prevenção à violência contra a mulher e à violência doméstica. Não queremos estatísticas, não queremos registros de feminicídios em nossa cidade. Queremos mulheres vivas, mulheres livres e que os homens aceitem o fim dos relacionamentos. Ninguém é propriedade de ninguém. As vidas de todas as mulheres e de todas as pessoas importam e vamos lutar por nossas vidas e nossas escolhas”, afirmou a parlamentar.

No ano de 2025, Limeira registrou três feminicídios: Andressa, Fábia e Cristiane. “Para que as nossas redes de proteção e prevenção sejam acionadas é preciso que mais mulheres tenham conhecimento de onde buscar ajuda e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira é, entre tantas outras, uma porta aberta para receber e orientar a mulher a respeito dos canais de atendimento. Todas as vidas são importantes. É preciso reforçar incansavelmente que as  mulheres não estão sozinhas”, destacou Lu Bogo.

Procuradoria Especial da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Limeira tem como objetivo representar e defender todas as mulheres, além de receber e encaminhar as denúncias recebidas relacionadas à violência contra a mulher. Em nome das Procuradoras da Casa, o órgão se solidariza com a dor dos familiares e amigos, e se coloca à disposição da sociedade civil, reforçando o compromisso no combate à violência contra a mulher.

*Do Gabinete da Procuradoria Especial da Mulher

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.