• Inicio
  • Notícias
  • Câmara de Limeira demonstra situação regular na gestão orçamentária em 2025

Câmara de Limeira demonstra situação regular na gestão orçamentária em 2025

Legislativo não recebeu alertas do TCESP durante todo o exercício; Everton Ferreira destaca transparência e rigor no controle fiscal   

Data de publicação: 05/01/2026 16:29 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Câmara de Limeira demonstra situação regular na gestão orçamentária em 2025
Câmara de Limeira demonstra situação regular na gestão orçamentária em 2025

Até outubro de 2025, a Câmara Municipal de Limeira não recebeu alertas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), o que demonstra situação regular perante a análise de gestão orçamentária. As informações da Corte de Contas atualizadas constam na plataforma Visão Social de Relatórios de Alertas (Visor) e podem ser acessadas por meio do link www.tce.sp.gov.br/visor.    

A emissão de alertas aos gestores está prevista no artigo 59 da Lei Complementar Nº 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A norma estabelece a obrigatoriedade de os Tribunais de Contas emitirem comunicados aos órgãos jurisdicionados quando constatadas situações que possam comprometer as contas públicas, como o não cumprimento das Metas Fiscais estabelecidas, a excessiva despesa com pessoal ou o alto nível de comprometimento financeiro, em virtude do montante da dívida consolidada e mobiliária, operações de crédito ou concessões de garantias.   

Segundo o TCESP, as informações de cada município são observadas por meio do Sistema Audesp, considerando os dados contábeis recebidos, eletronicamente, de cada Prefeitura e Órgão. Limeira recebeu 17 alertas em 2025, mas nenhum deles relacionado à Câmara Municipal.   

Gestão fiscal e transparência

O ano de 2025 também foi marcado pela conquista do Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) pela Câmara Municipal de Limeira. A execução orçamentária baseada no controle fiscal rigoroso e ampliação da transparência foram destacados em balanço do presidente Everton Ferreira (PSD) e do Controle Interno da Câmara em dezembro.   

Conforme o relatório de execução financeira, a Câmara não apenas cumpriu rigorosamente com as obrigações legais, mas também otimizou os recursos. No aspecto financeiro, o orçamento do Legislativo foi de R$ 60,9 milhões, cuja execução foi realizada com base em planejamento assertivo. “O recurso previsto foi efetivamente transformado em serviços, salários e melhorias estruturais, sem deixar dinheiro ‘parado’ sem justificativa”, observou o controlador interno Celso Eduardo Betito.

O presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), disse que a ausência de alertas do Tribunal de Contas demonstra que a gestão legislativa tem sido pautada pela legalidade, pela eficiência administrativa e pelo compromisso com o controle público. “Nosso objetivo é que a Câmara Municipal seja um modelo de transparência e responsabilidade fiscal, o que fortalece suas funções típicas de legislar e fiscalizar o Poder Executivo, buscando ainda aperfeiçoar as políticas públicas em benefício da população”, afirmou.

Em relação à transparência, as despesas e receitas têm sido publicadas no Portal da Transparência dentro dos prazos legais. Uma Comissão de Aprimoramento da Transparência (Portaria Nº 106/2025) foi instituída no ano passado, com o objetivo de reforçar o compromisso do Legislativo com a publicidade de seus atos.

A Câmara alcançou, no dia 7 de agosto de 2025, o índice de 91,98% no PNTP, promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o que lhe garantiu o “Selo Ouro”. Diante desse resultado, a Mesa Diretora criou a Comissão para estabelecer medidas que permitam ao Legislativo conquistar a pontuação máxima de 100%, obtendo o “Selo Diamante” e ampliando a transparência pública do portal do Legislativo limeirense.

Registrado em: contas Legislativo transparência