• Inicio
  • Notícias
  • Comissão de Meio Ambiente questiona Prefeitura sobre áreas verdes

Comissão de Meio Ambiente questiona Prefeitura sobre áreas verdes

Relatório técnico sobre uso comunitário dos espaços para atividades diversas foi recebido pelo colegiado

Data de publicação: 19/12/2025 14:12 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Comissão de Meio Ambiente questiona Prefeitura sobre áreas verdes
Comissão de Meio Ambiente questiona Prefeitura sobre áreas verdes

A Comissão de Meio Ambiente recebeu na tarde desta quinta-feira, 18 de dezembro, um parecer técnico elaborado pela Consultoria Técnica Especializada da Câmara, referente ao relatório de vistoria técnica em áreas verdes localizadas nas proximidades do bairro Geada. O documento foi baseado em vistoria técnica realizada no bairro, onde foi constatada a ocupação de áreas verdes pela comunidade local para atividades agrícolas e de lazer.

Questionamentos à Prefeitura

Com base nas informações apresentadas pela Consultoria, a Comissão deliberou a expedição de ofício à Prefeitura, encaminhando cópias de dois pareceres técnicos e questionando o Executivo sobre o conhecimento de ocupações irregulares em áreas verdes e Áreas de Preservação Permanente (APPs), sobre a existência de levantamentos técnicos de outras áreas públicas com características ambientais semelhantes.

Também foi questionado se a Prefeitura recomendou evitar o parcelamento do solo em outras áreas do Município com características ambientais semelhantes ou estabeleceu critérios urbanísticos e ambientais mais restritivos para essas áreas, desde a fase de aprovação de novos loteamentos, considerando o novo Plano Diretor. E se já foram feitos estudos para que o novo Plano Diretor possa antecipar esses conflitos, visando evitar a criação de áreas verdes públicas que se tornem ociosas e sujeitas à ocupação irregular.

Alternativas Legais

Além disso, a Comissão solicita informações à Prefeitura sobre alternativas legais para o uso de outras áreas públicas com características similares, como hortas comunitárias, agricultura urbana, manejo ambiental supervisionado, modelos de gestão compartilhada, e se existe alguma intenção de regulamentar esse tipo de uso de forma preventiva, para áreas futuras ou ainda não ocupadas.

Para tratar sobre a ocupação de áreas verdes do município por hortas e animais, a Comissão agendou uma reunião com os secretários de Proteção Animal, Meio Ambiente, Urbanismo e Agronegócios para o dia 5 de fevereiro de 2026, às 15h. A reunião será no Plenário Vereador Vitório Bortolan, com gravação e transmissão ao vivo. 

Trailers e food trucks

O colegiado também recebeu a minuta de um projeto de lei que dispõe sobre a utilização de espaços públicos para atividades econômicas,  visando estabelecer regras para a utilização dos espaços públicos por pessoas físicas e jurídicas, estabelecimentos comerciais e para instalação, permanência e operação de trailers, containers, food trucks e estruturas similares em Limeira. A proposta é de autoria dos vereadores Everton Ferreira (PSD), Felipe Penedo (PL) e Waguinho da Santa Luzia (PP).

Os vereadores deliberaram a expedição de ofício à Prefeitura e à representante da Associação O Paladar, Giovana Valente, encaminhando cópia da minuta para análise e manifestação. 

A Comissão

A Comissão de Meio Ambiente é formada pelos vereadores Felipe Penedo (PL), presidente, Tatiane Lopes (Avante), vice-presidente, e Helder do Táxi (PSD), secretário. Todas as deliberações da reunião estão disponíveis em ata.

São atribuições dos membros fiscalizar a implementação de políticas públicas com temática relacionada à legislação de defesa do meio ambiente, agricultura, recursos hídricos, saneamento, poluição ambiental, flora, fauna, controle e proteção animal, solo e desenvolvimento sustentável. Compete ainda ao colegiado receber denúncias de violação dos direitos dos animais, além de estudar e propor alterações na legislação ambiental.

Registrado em: Institucional