Próxima plenária será realizada em março (6/3); durante encontro também foram apreciados requerimentos e moções

Na tarde desta sexta-feira, 5 de dezembro, os vereadores juniores realizaram a terceira sessão ordinária desta legislatura no Plenário Vereador Vitorio Bortolan. Durante a sessão, foram apresentados e discutidos requerimentos e projetos de leis; todos aprovados. A Escola Legislativa Paulo Freire é responsável pela organização e condução do projeto de educação política na Casa.
O evento contou com a participação dos vereadores padrinhos Estevão Nogueira (Avante), Helder do Táxi (PSD), Isabelly Carvalho (PT) e Lu Bogo (PL). A plenária foi transmitida ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube, Facebook e site e está disponível no link.
Pautas em discussão
Durante a sessão, os vereadores juniores apresentaram uma série de propostas voltadas para a melhoria da infraestrutura da cidade, bem como ações de corte de mato alto em diversos bairros, pavimentação de ruas, estudos sobre a implantação de semáforos e outros dispositivos de segurança viária.
Eles também sugeriram a criação do programa “Desafio Bairro Limpo”, apoiado à mobilização e ao engajamento comunitário para a manutenção de espaços públicos. Outro tema discutido foi a dificuldade de acesso à Biblioteca Municipal por moradores de alguns bairros, motivando sugestões para aproximar ainda mais a população da leitura.
A sessão contou ainda com a votação de um projeto substitutivo pela primeira vez, prática aplicada apenas pelos vereadores da Casa.
Projeto
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto "Parlamento Jovem". Fazem parte da atividade 21 alunos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano.
As sessões ordinárias dos vereadores juniores ocorrem a cada dois meses e seguem os mesmos ritos das sessões do Legislativo. Nelas, os jovens podem apresentar propostas para melhorar a qualidade de vida da população, em áreas como educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente. As matérias também são lidas, discutidas e votadas.