• Inicio
  • Notícias
  • Além do Alzheimer, Dr. Marcelo Rossi aborda importância da saúde auditiva em palestra para idosas

Além do Alzheimer, Dr. Marcelo Rossi aborda importância da saúde auditiva em palestra para idosas

Diminuição da audição aumenta riscos de isolamento, depressão e pode agravar o quadro da demência

Data de publicação: 03/12/2025 08:35 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Além do Alzheimer, Dr. Marcelo Rossi aborda importância da saúde auditiva em palestra para idosas
Além do Alzheimer, Dr. Marcelo Rossi aborda importância da saúde auditiva em palestra para idosas

Em mais uma palestra de conscientização sobre a doença de Alzheimer para a terceira idade, o vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB), autor da Lei Ordinária N°5.833/2017, reforçou nesta terça-feira, 2 de dezembro, a importância da prevenção contra a demência e foi além, ao alertar as idosas sobre a saúde auditiva. O encontro foi no salão da Paróquia São Benedito, onde o grupo Lição de Vida se reúne semanalmente.

“Falamos sobre prevenção, diagnóstico precoce e sobre a família que enfrenta o desafio de ter um ente querido diagnosticado com Alzheimer. Mas também fomos além, ao reforçarmos outros fatores que também podem comprometer aspectos comportamentais e cognitivos”, explicou Dr. Marcelo, ao se referir a perda auditiva. 

O idoso com dificuldade para escutar pode sofrer consequências significativas que afetam a saúde física e mental, incluindo isolamento social, depressão e um maior risco de demência e declínio cognitivo, além de progressão mais acelerada da Doença de Alzheimer. “A dificuldade em se comunicar pode causar frustração e levar à exclusão de atividades sociais e também impactar a segurança pessoal devido à dificuldade em ouvir alertas”, completou.

O vereador também destacou a destinação de sua emenda impositiva no valor de R$ 892 mil para zerar a fila de espera de mais de 500 pacientes, a maioria idosos, que aguardam por aparelho auditivo fornecido pelo serviço público. “Por isso, não tenham preconceito. Usem o aparelho”. 

Da mesma forma, aproveitou a presença de idosas com bengala no grupo para defender a quebra de tabus, o fim do preconceito e a necessidade de aumentar a segurança por meio do uso do acessório para evitar quedas, uma das principais causas de óbitos entre a população com 65 anos ou mais. “De novo, não tenham preconceito. É melhor usar a bengala do que ficar numa cama dependendo de cuidados de familiares ou terceiros que nem sempre chegam”, finalizou.

Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)

* Foto do Gabinete Parlamentar

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.

Registrado em: Gabinete Saúde