Diminuição da audição aumenta riscos de isolamento, depressão e pode agravar o quadro da demência

Em mais uma palestra de conscientização sobre a doença de Alzheimer para a terceira idade, o vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB), autor da Lei Ordinária N°5.833/2017, reforçou nesta terça-feira, 2 de dezembro, a importância da prevenção contra a demência e foi além, ao alertar as idosas sobre a saúde auditiva. O encontro foi no salão da Paróquia São Benedito, onde o grupo Lição de Vida se reúne semanalmente.
“Falamos sobre prevenção, diagnóstico precoce e sobre a família que enfrenta o desafio de ter um ente querido diagnosticado com Alzheimer. Mas também fomos além, ao reforçarmos outros fatores que também podem comprometer aspectos comportamentais e cognitivos”, explicou Dr. Marcelo, ao se referir a perda auditiva.
O idoso com dificuldade para escutar pode sofrer consequências significativas que afetam a saúde física e mental, incluindo isolamento social, depressão e um maior risco de demência e declínio cognitivo, além de progressão mais acelerada da Doença de Alzheimer. “A dificuldade em se comunicar pode causar frustração e levar à exclusão de atividades sociais e também impactar a segurança pessoal devido à dificuldade em ouvir alertas”, completou.
O vereador também destacou a destinação de sua emenda impositiva no valor de R$ 892 mil para zerar a fila de espera de mais de 500 pacientes, a maioria idosos, que aguardam por aparelho auditivo fornecido pelo serviço público. “Por isso, não tenham preconceito. Usem o aparelho”.
Da mesma forma, aproveitou a presença de idosas com bengala no grupo para defender a quebra de tabus, o fim do preconceito e a necessidade de aumentar a segurança por meio do uso do acessório para evitar quedas, uma das principais causas de óbitos entre a população com 65 anos ou mais. “De novo, não tenham preconceito. É melhor usar a bengala do que ficar numa cama dependendo de cuidados de familiares ou terceiros que nem sempre chegam”, finalizou.
Do Gabinete Parlamentar – Vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB)
* Foto do Gabinete Parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.