• Inicio
  • Notícias
  • Moradores do bairro Jardim Ibirapuera denunciam perturbação do sossego em estabelecimentos comerciais 

Moradores do bairro Jardim Ibirapuera denunciam perturbação do sossego em estabelecimentos comerciais 

Comissão de Segurança ouve reclamações sobre excesso de ruído e horário de funcionamento de bares da região

Data de publicação: 27/11/2025 18:41 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


Moradores do bairro Jardim Ibirapuera denunciam perturbação do sossego em estabelecimentos comerciais 
Moradores do bairro Ibirapuera denunciam perturbação do sossego em estabelecimentos comerciais 

A Comissão de Segurança Pública da Câmara se reuniu na tarde desta quinta-feira, 27 de novembro, com um grupo de moradores do bairro Ibirapuera que denunciaram a perturbação de sossego e possíveis descumprimentos da Lei Nº 5.515/2015, conhecida como Lei do Pancadão, e da Lei Nº 3626/2003, a Lei Fecha Bar, que dispõe sobre horário de funcionamento de bares e similares.      

De acordo com os moradores, alguns estabelecimentos ultrapassam o limite de som e de horário de funcionamento permitido com a realização frequente de "pancadões". Eles relatam a dificuldade de a fiscalização da Guarda Municipal Civil (CGM) e da Prefeitura surtir efeito, uma vez que os possíveis infratores cessam as atividades momentaneamente para não serem flagrados. 

Além  disso, reclamaram situações envolvendo infrações de trânsito envolvendo motocicletas e direção perigosa. Outro ponto alertado foi sobre a presença de menores desacompanhadas dos pais ficando vulneráveis a diferentes violações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  

Deliberações

Para tratar sobre as denúncias, os vereadores deliberaram uma reunião na próxima quinta-feira, 4 de dezembro, às 16h, com representantes das secretarias da Fazenda, de Segurança Pública, de Mobilidade Urbana, bem como do Comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, do Conselho Tutelar e da comissão de moradores do bairro Ibirapuera. 

Comissão de Segurança

A Comissão de Segurança Pública é responsável por opinar sobre proposituras relativas à área, bem como promover estudos e reuniões sobre a criminalidade, a violência e a segurança pública, propondo medidas necessárias à melhoria da prevenção e proteção da comunidade; atuar junto às esferas governamentais a fim de implementar políticas de segurança pública no Município; e apresentar sugestões para o aperfeiçoamento da legislação municipal pertinente à segurança pública.

Fazem parte do colegiado os vereadores Costa Júnior (Podemos), presidente; Felipe Penedo (PL), vice-presidente, e Carlinhos do Grotta (PL), secretário. Todas as deliberações podem ser conferidas em ata.

Registrado em: segurança;