Colegiado também agendou uma reunião para dar continuidade no assunto dia 4 de dezembro
A Comissão de Esporte, Cultura e Turismo da Câmara Municipal se reuniu nesta quinta-feira, 27 de novembro, com representantes, atletas e pais de atletas do Basquete 3x3 Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Limeira, que relataram dificuldades enfrentadas no chamado público deste ano e destacaram que as modalidades estão fora do próximo edital. O colegiado também agendou uma nova reunião para dar continuidade ao tema no dia 4 de dezembro, às 8h15.
Os representantes disseram que o Basquete 3x3 tem trajetória sólida, com conquistas regionais e nacionais, porém ainda enfrenta dificuldades financeiras para participar de competições por todo o país. Segundo eles, o chamamento, que financia apenas a base, não cobre viagens e despesas competitivas, fazendo com que o grupo recorra a rifas e apoios informais.
De acordo com o representante da Aces Brasil, Homero Ferrari, são 300 crianças do basquete e 800 do voleibol que dependem da mesma associação para atuar. Ele expôs a necessidade de a Comissão repassar o problema à Prefeitura, para que dê continuidade às atividades ou abra um novo chamamento. Também reforçaram que caso o edital seja aberto apenas em janeiro, os repasses só chegariam por volta de abril, inviabilizando a participação das equipes nos campeonatos da próxima temporada.
O presidente da Associação Limeirense de Esporte e Lazer (Alel), João Macario, destacou ainda que o atletismo enfrentou situação semelhante, com risco de não existir no próximo ano devido a problemas documentais. “A derrota simultânea do basquete 3x3, voleibol e atletismo seria um prejuízo enorme para a juventude e para o esporte na cidade”, disse.
Sem reajuste
A Comissão discutiu ainda acerca do orçamento do chamamento, que está há dez anos sem reajuste. Diante da urgência, os vereadores propuseram agendar uma reunião com o secretário de Esportes, João Gomes, e com a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura para buscar uma solução rápida e viável. A principal preocupação dos vereadores é evitar que mais de 1.200 jovens comecem o ano de 2026 sem atendimento esportivo.
Fazem parte da Comissão de Esporte, Cultura e Turismo os vereadores Guilherme Guido (PL), presidente; Costa Junior (Podemos), vice-presidente; e Waguinho da Santa Luzia (PP), secretário. Além do presidente da Alel, João Macario, estiveram presentes o representante da comissão técnica da AABB, Edson Angelotto, e os representantes da Aces Brasil, Vitória Siqueira e Homero Ferrari, bem como os atletas Thiago Foster, Diogo Estéreo, Enzo Costa e Pedro Teixeira. As deliberações do colegiado constam em ata.