Atividade contou com a presença de autoridades civis e militares, além de alunos da rede municipal

O presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), participou na manhã desta quarta-feira, 19 de novembro, da cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira, realizada no Paço Municipal. O evento reuniu os atiradores do Tiro de Guerra 02-020, integrantes da Guarda Civil Municipal e estudantes da Escola Meu Cantinho e do Ceief Professora Flora de Castro Rodrigues.
Durante a solenidade, as bandeiras consideradas inservíveis foram incineradas conforme determina a Lei Federal Nº 5.700/1971, que regulamenta o uso e a conservação dos símbolos nacionais. “Participar deste ato reforça nossa responsabilidade com os valores que nos unem como país e como comunidade”, afirmou o vereador Everton Ferreira. “Preservar os símbolos nacionais é reconhecer a história que compartilhamos e o compromisso que temos com as próximas gerações”, completou.
A cerimônia também destacou a importância da educação cívica entre crianças e adolescentes. Para o vereador, envolver os estudantes em atos simbólicos como o Dia da Bandeira contribui para fortalecer o senso de pertencimento e a compreensão sobre os valores que estruturam a identidade nacional.
Criada em 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República, a Bandeira Nacional foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho executado por Décio Vilares. Seu conceito se inspira na antiga bandeira do Império, mantendo o losango amarelo e o fundo verde, mas incorporando o círculo azul estrelado, junto ao lema “Ordem e Progresso”.
A única modificação desde sua criação ocorreu em 1992, com a promulgação da Lei Nº 8.421, que atualizou a representação das estrelas no estandarte, incluindo os novos estados brasileiros e o Distrito Federal, além de retirar os estados extintos.
Do Gabinete da Presidência
*Foto do Gabinete da Presidência
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.