Homenagem reconhece atuação nas áreas de empreendedorismo, tecnologia e alfabetização financeira

Na noite desta segunda-feira, 17 de novembro, na sessão ordinária da Câmara Municipal, o Programa Venturança de Educação Empreendedora foi homenageado com a Moção Nº 320/2025, que reconhece a contribuição do projeto nas áreas de empreendedorismo, tecnologia, gamificação (aplicação de dinâmica de jogos na educação, com objetivo de ensinar de forma lúdica e interativa) e alfabetização financeira no ensino em Limeira. A moção é de autoria dos vereadores da bancada do PL Mara Isa Mattos Silveira, Carlinhos do Grotta, Felipe Penedo, Guilherme Guido e Lu Bogo.
O Programa Venturança de Educação Empreendedora, criado em Limeira pelo professor Paulo Roberto Benegas de Morais, tem o objetivo de transformar escolas em ecossistemas de inovação ao integrar empreendedorismo, tecnologia, gamificação e educação financeira, segundo os autores.
Os parlamentares relatam, no documento, que a iniciativa converte notas em criptomoedas educacionais, projetos em startups escolares (empresa inovadora com base tecnológica) e feiras de ciências em rodadas de investimento, estimulando protagonismo e cooperação entre estudantes. Dizem ainda que, reconhecido nacionalmente, o programa conecta escolas de diversas regiões e promove aprendizagem prática, inclusiva e orientada à autonomia juvenil.
‘’Diante da importante contribuição do Programa Venturança de Educação Empreendedora para a inovação no ensino e para a formação de jovens protagonistas, a Câmara Municipal de Limeira manifesta seu reconhecimento público ao programa, à sua equipe criadora, aos educadores parceiros e aos estudantes participantes, que vêm transformando as escolas em espaços de criatividade, colaboração e aprendizado verdadeiro’’, explicaram os parlamentares.
Do Gabinete Parlamentar – Vereadora Mara Isa Mattos Silveira (PL)
*Foto do Gabinete parlamentar
As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.