Honraria destaca trajetória do sensei em 28 anos de dedicação ao karatê em Limeira
Na noite desta terça-feira, 11 de novembro, a Câmara Municipal de Limeira realizou a entrega do Diploma de Gratidão da cidade de Limeira e da Medalha do Mérito Cívico XV de Setembro ‘Ordem de Tatuiby’ ao Sensei Alexandre Albino. A homenagem proposta por meio do Decreto Legislativo Nº 13/2025, de autoria do vereador Márcio do Estacionamento (DC).
Para compor a mesa diretora, foram convidados: o autor da homenagem, a primeira secretária Mara Isa Mattos Silveira (PL), o vereador Nilton Santos (Republicanos), o secretário do Esporte, João Gomes Júnior, representando o prefeito Murilo Félix (Podemos), e o presidente do Gran São, João José Roberto Melo.
"Hoje nos reunimos para celebrar uma trajetória marcada por disciplina, paixão e propósito. Uma história que começou a quase três décadas atrás que inspiram pessoas dentro e fora do dojo [local de treino para artes marciais], estamos aqui para homenagear um homem que transformou o karatê em missão de vida", disse Márcio do Estacionamento, autor da homenagem.
A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal de comunicação do Legislativo no Youtube.
Sensei Alexandre Albino
De acordo com a justificativa, o sensei iniciou a trajetória em 1988, quando a Sociedade Esportiva Gran São João passou a oferecer aulas de karatê. Em 1998, alcançou a graduação de faixa preta e no mesmo ano assumiu o posto de instrutor no clube. Com 28 anos de ensino no Gran São João, se tornou faixa preta 5º Dan. Ao longo dessa jornada, Alexandre foi técnico da Seleção Paulista de Karatê por 18 anos, nomeado pela Federação de Karatê Paulista (FKP), e atualmente é técnico da Seleção Brasileira, pela Federação Brasileira de Karatê (FBK), também comandou a equipe de Limeira nos Jogos Regionais por diversos anos.
A homenagem também reconhece o apoio que Alexandre sempre recebeu da família e do Gran São João. "Alexandre costuma dizer que tem duas famílias: a de sangue, que sempre o apoiou, e a família Gran São João, que o acolheu e confiou nele durante todos esses anos", destacou o autor. Um dos maiores orgulhos do atleta é o filho, Matheus Souza Albino, que começou a treinar com apenas quatro anos de idade e hoje, aos 20 anos, também é faixa preta em karatê.
"Um total impressionante de 5.608 títulos. Mas, como ele mesmo costuma dizer, o seu maior título não está nos troféus, e sim na certeza de ter deixado uma marca positiva na vida de todos que cruzaram seu caminho dentro e fora do dojô", concluiu o vereador.