Evento reconheceu desempenho de estudantes do 3º ao 5º ano e contou com a presença de escritores e educadores
Na tarde desta segunda-feira, 10 de novembro, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Literário Infanto Juvenil Pedro Bandeira pela Prefeitura de Limeira, com apoio da Câmara Municipal. A entrega do prêmio foi dividida por turmas entre os 3°, 4° e 5° anos. No total, nove professores e 226 alunos receberam a premiação. A atividade é realizada por meio de parceria entre a Secretaria de Educação e a Escola Legislativa Paulo Freire.
Estiveram presentes no evento o escritor, educador e palestrante Ilan Brenman, a contadora de histórias Ivani Magalhães, e a propositora do Prêmio Literário Infanto Juvenil Pedro Bandeira, a vereadora Mariana Calsa (MDB).
3° ano
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emeief) Professora Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi garantiu o primeiro lugar com a turma do 3° ano 2, da professora Maria de Lourdes Angélica dos Santos e seus 22 alunos, e o segundo lugar com a turma do 3° ano 1, da professora Alessandra Alves da Silva de Oliveira e seus 23 alunos. O terceiro lugar ficou com o Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira, com a turma do 3° ano 1, da professora Isamara Margarete da Silva e seus 23 alunos.
4° ano
O primeiro lugar ficou com a Emeief Limeira, com a turma do 4° ano 2, da professora Ana Lúcia Alves de Freitas e seus 24 alunos. A Emeief Maria Thereza Silveira de Barros Camargo garantiu o segundo lugar com o 4° ano 3, da professora Flávia Menezes Felício e seus 28 alunos, e o terceiro lugar foi para o Emeief Dr. Waldemar Lucato, com a turma do 4° ano 3, da professora Laís Souza Teodoro Silva e seus 27 alunos.
5° ano
A Emeief Tenente Aviador Ary Gomes Castro conquistou o primeiro lugar com a turma do 5° ano 1, do professor Ricardo dos Santos Rocha e seus 23 alunos. O segundo lugar ficou com o Emeief Dr. Waldemar Lucato com a turma do 5° ano 1, da professora Geovana Mircker de Carvalho e seus 29 alunos, e a Emeief Maria Thereza Silveira de Barros Camargo garantiu o terceiro lugar com a turma do 5° ano 1, da professora Flávia Menezes Felício e seus 27 alunos.
Prêmio Literário
O Prêmio Literário Infanto Juvenil Pedro Bandeira foi criado pela Resolução nº 884/2024, de autoria da vereadora Mariana Calsa. A homenagem ao autor Pedro Bandeira, devido este ser considerado um dos pilares da literatura brasileira. Cada edição do concurso contempla a escolha de outros autores para ampliar os conhecimentos literários e culturais dos estudantes do ensino fundamental.