• Inicio
  • Notícias
  • Sessão ordinária: Câmara aprova cinco projetos e debate 24 requerimentos nesta quarta-feira (29/10)

Sessão ordinária: Câmara aprova cinco projetos e debate 24 requerimentos nesta quarta-feira (29/10)

CPI da Hapvida é instaurada; requerimento de CPI para apurar compra de kits de robótica também foi lido

Data de publicação: 29/10/2025 21:02 | Categoria: Institucional | Núcleo de Imprensa da Câmara Municipal de Limeira


  • Sessão ordinária: Câmara aprova cinco projetos e debate 24 requerimentos nesta quarta-feira (29/10)

    Sessão ordinária: Câmara aprova cinco projetos e debate 24 requerimentos nesta quarta-feira (29/10)

  • Adelino Lima Martins - esporte de aventura rope jump, ou pêndulo humano, na Ponte do Esqueleto

    Adelino Lima Martins - esporte de aventura rope jump, ou pêndulo humano, na Ponte do Esqueleto

  • Alessandra Rosa e Wagner Rodrigues - Associação Limeirense dos Motoristas por Aplicativo

    Alessandra Rosa e Wagner Rodrigues - Associação Limeirense dos Motoristas por Aplicativo

  • Ângelo Ferreira - escotismo

    Ângelo Ferreira - escotismo

  • Coral da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc)

    Coral da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc)

    Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 29 de outubro, a Câmara Municipal de Limeira aprovou cinco projetos pautados na Ordem do Dia. No Expediente, destinado à leitura dos documentos protocolados na Casa, foram discutidos 24 requerimentos. Também foi instaurada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar eventuais irregularidades envolvendo o Hospital Hapvida, e lido o Requerimento de CPI Nº 2/2025, para apuração de indícios de irregularidades no processo de licitação para aquisição de kits de robótica. Os trabalhos foram transmitidos ao vivo e podem ser revistos no link.

    Na Tribuna Livre, parte da sessão destinada ao uso da palavra por munícipes para tratar de assuntos de interesse da cidade, foram abordados escotismo, esporte de aventura e Associação Limeirense de Motoristas por Aplicativo. As falas podem ser conferidas na íntegra neste link.

    CPI Hapvida

    Durante a sessão foi instaurada a CPI para apurar eventuais irregularidades, negligências médicas e falhas contratuais na prestação de serviços hospitalares conveniados ao Município, com ênfase nos atendimentos realizados pelo Hospital Hapvida. 

    A criação da Comissão foi solicitada por meio do Requerimento de CPI Nº 1/2025, de autoria do vereador Zé da Farmácia (Solidariedade), lido na sessão ordinária da semana passada. Farão parte do colegiado, além do proponente, os vereadores Nilton Santos (Republicanos), Isabelly Carvalho (PT), Lu Bogo (PL) e Anderson Pereira (PSD).

    CPI dos kits de robótica

    Também foi lido o Requerimento de CPI Nº 2/2025, de autoria do vereador Estevão Nogueira (Avante), para apuração de indícios de irregularidades no processo de licitação e contratação relacionados à aquisição de kits de robótica, livros paradidáticos e licenças de tecnologia para a rede municipal de ensino de Limeira.

    A proposta foi lida e discutida, conforme art. 123 do Regimento Interno, e a próxima etapa é a instauração da Comissão na próxima sessão. A CPI será composta por cinco membros indicados pelos líderes de bancada. 

    Tribuna Livre

    O primeiro a usar a palavra foi Adelino Lima Martins, que abordou o esporte de aventura rope jump, ou pêndulo humano, na Ponte do Esqueleto. Ele apresentou um vídeo falando sobre o esporte e a importância do local para a atividade. Segundo ele, a Ponte do Esqueleto é visitada mensalmente por cerca de 500 pessoas e é um espaço que promove o turismo e movimenta a economia em Limeira e Cordeirópolis.

    Em seguida, os oradores Alessandra Rosa e Wagner Rodrigues apresentaram a Associação Limeirense dos Motoristas por Aplicativo. O secretário da organização, Wagner, pediu aos vereadores que avaliem a possibilidade de alteração na legislação que versa sobre o trabalho dos motoristas por aplicativo, uma vez que já ficaram obsoletas, de acordo com ele. 

    Já Ângelo Ferreira falou sobre o escotismo, que destaca ser um movimento educacional que ajuda a transformar vidas e a desenvolver o caráter, a cidadania e a responsabilidade social por meio de atividades lúdicas. Também pediu apoio aos vereadores para criar leis que transformem o escotismo em uma política de estado e que ajudem os voluntários adultos a aplicar o método.

    Encerrando a participação popular, o coral da Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc) fez uma apresentação musical no Plenário da Câmara.

    Confira como foi a votação: 

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 154/2025, da vereadora Isabelly Carvalho (PT),  institui a Política Municipal "Vini Jr." de combate ao racismo nos estádios, ginásios e arenas esportivas públicas ou privadas de Limeira.

    Aprovado - Projeto de Lei Complementar Nº 33/2025, da Prefeitura, altera dispositivo da Lei Complementar Nº 972/2025, para adequar a vinculação do Conselho do Município ao Gabinete do Prefeito.   

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 249/2025, da Prefeitura, institui o Conselho do Município, que visa fortalecer os mecanismos de consulta direta ao Chefe do Poder Executivo Municipal. 

    Aprovado - Projeto de Decreto Legislativo Nº 29/2025, do vereador Guilherme Guido (PL), concede o Título de Cidadã Limeirense a Fulvia Lucia Margotti.

    Aprovado - Projeto de Lei Nº 251/2025, da Prefeitura, autoriza o Município de Limeira a integrar o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável (Condesu), aderindo ao Contrato de Consórcio/Estatuto Social. 

    Registrado em: sessão tribuna