• Inicio
  • Notícias
  • Presidente Everton Ferreira destaca importância da alimentação saudável no Dia Mundial da Alimentação

Presidente Everton Ferreira destaca importância da alimentação saudável no Dia Mundial da Alimentação

Vereador recebe nutricionista Stefhani Andrioli Romero para diálogo sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira

Data de publicação: 15/10/2025 17:40 | Categoria: Do Gabinete | Fonte: Do Gabinete Parlamentar


Presidente Everton Ferreira destaca importância da alimentação saudável no Dia Mundial da Alimentação
Presidente Everton Ferreira destaca importância da alimentação saudável no Dia Mundial da Alimentação

Em referência ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, o presidente da Câmara Municipal de Limeira, vereador Everton Ferreira (PSD), recebeu nesta quarta-feira, 15 de outubro, a nutricionista Stefhani Andrioli Romero, formada pela Unicamp e mestranda pela mesma instituição, para uma conversa sobre o tema deste ano “Mãos Dadas por Alimentos Melhores e um Futuro Melhor”. A data marca os 80 anos da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e propõe uma reflexão sobre a colaboração entre governos, organizações e comunidades para garantir o acesso de todos a uma alimentação saudável e sustentável.

Durante o encontro, a nutricionista apresentou o Guia Alimentar para a População Brasileira, documento elaborado pelo Ministério da Saúde e reconhecido mundialmente como uma das principais referências em políticas públicas de nutrição. O material é gratuito e está disponível ao público, basta acessá-lo neste link.

Lançado pela primeira vez em 2006, o Guia teve uma atualização importante em 2014, incorporando conceitos inovadores e uma abordagem mais acessível ao público. O documento passou a considerar não apenas os nutrientes, mas também os modos de comer, os contextos sociais e culturais da alimentação e os impactos ambientais das escolhas alimentares. Baseado na classificação NOVA, criada em 2009, o Guia propõe quatro grupos alimentares: in natura/minimamente processados, ingredientes culinários, processados e ultraprocessados.

Segundo a nutricionista, o guia traz como “regra de ouro” a preferência por sempre consumir alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. O sucesso do modelo brasileiro fez do Guia uma referência internacional, inspirando publicações semelhantes em países como Uruguai (2015), Equador (2018), Peru (2019), Chile e México (2023).

A nutricionista reforçou que alimentação saudável pode ser prática, gostosa e acessível, e que pequenas atitudes no dia a dia fazem diferença, como buscar alimentos em feiras e com produtores locais, higienizar corretamente frutas e verduras e planejar as refeições da semana. Ela orientou que os alimentos sejam porcionados e armazenados de forma adequada, evitando recongelar após o descongelamento. O ideal é descongelar dentro da geladeira e, após o preparo, refrigerar em até uma hora, mantendo os alimentos prontos por até três dias. Já os congelados podem ser consumidos em cerca de um mês, dependendo da potência do freezer.

A especialista também ressalta a necessidade de higienizar corretamente frutas, legumes e verduras antes do consumo. O processo deve começar com a lavagem em água corrente para retirar a sujeira visível e, depois, a imersão em uma solução de 1 litro de água para 1 colher de sopa de água sanitária própria para alimentos, deixando os alimentos de molho por 10 a 15 minutos. Em seguida, basta enxaguar novamente em água corrente e armazenar em recipientes limpos e bem fechados.

Stefhani, que atualmente atua como titular no Conselho Municipal de Saúde representando a Associação Integrada de Deficientes e Amigos (AINDA), destacou que o Guia é um exemplo de política pública eficiente e de linguagem acessível.

“Alimentação saudável vai muito além dos nutrientes e calorias. É criar momentos em companhia, desde o preparo até o consumo das refeições, ter uma alimentação com opções prazerosas, separar um momento para comer com atenção plena, sentindo o sabor e textura do que está sendo consumido. É entender, acima de tudo, que a alimentação não precisa ser restritiva para ser saudável”, explicou Stefhani.

O presidente da Câmara, Everton Ferreira, destacou a relevância da data e reforçou que falar sobre alimentação é também falar sobre saúde pública.

“Recebemos a nutricionista Stefhani Andrioli para um diálogo importante sobre o tema deste ano e sobre ações que podem contribuir para a saúde da população. A alimentação está diretamente ligada à nossa qualidade de vida e é um dos pilares da prevenção de doenças. Promover a conscientização sobre isso é fundamental”, afirmou.

O Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela FAO em 1979 e, desde então, é celebrado anualmente para estimular a reflexão sobre os sistemas alimentares e a erradicação da fome. Neste ano, a organização reforça o chamado global: “Trabalhando juntos, entre governos, organizações, setores e comunidades, podemos transformar os sistemas agroalimentares para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável, vivendo em harmonia com o planeta.”

Do Gabinete da Presidência 

Fotos do Gabinete da Presidência*

As matérias de origem dos Gabinetes Parlamentares são de inteira  responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Câmara Municipal de Limeira.