Portaria publicada nesta sexta-feira concede ausência extra ao serviço; Santa Casa fez alerta em redes sociais
A Câmara Municipal, por meio do presidente, vereador Everton Ferreira (PSD) publicou nesta sexta-feira, 10 de outubro, a Portaria nº 111/25, que incentiva os servidores camarários com sangue O negativo a fazerem doação ao Banco de Sangue da Santa Casa.
Conforme o documento, o funcionário terá direito, de forma excepcional e sem prejuízo, de ausentar-se por dois dias do serviço, em datas de sua livre escolha, devendo ser comunicado ao chefe imediato e ao Núcleo de Gestão de Pessoas. Pelo Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Limeira, o servidor pode ausentar-se por um dia para doação de sangue.
A portaria estabelece ainda que a doação deverá ser realizada entre os dias 10 e 18 de outubro deste ano e que a doação voluntária de sangue e o tipo sanguíneo doado deverão ser devidamente comprovados.
Segundo o presidente Everton, com essa iniciativa a Câmara Municipal demonstra responsabilidade social em um momento crítico do estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira. “É uma forma de ajudarmos o hospital a receber doações para o Banco de Sangue. Sabemos da importância da doação do tipo O negativo, que é um tipo sanguíneo raro, valioso, conhecido como doador universal”, afirmou.
Nas redes sociais, a Santa Casa afirmou, em caráter urgente, que o Banco de Sangue está com o estoque crítico de sangue O negativo, o qual pode ser usado em qualquer paciente, especialmente em situações de emergência. “Se você tem sangue O-, sua doação é essencial neste momento”, diz a postagem.
O hospital também pede para as pessoas que não tenham sangue O negativo que ajudem compartilhando a mensagem.
Onde doar
Local: Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira
Horário: segunda a sexta-feira, das 7h às 14h. Aos sábados, das 7h às 11h, com limite de senha.
Endereço: Rua Sergipe, 840, Vila Cláudia
Agendamentos: (19) 97154-5719
*Doadores também podem ir diretamente ao Banco de Sangue. O agendamento é para melhor comodidade às pessoas que não podem aguardar eventuais atrasos.